Já fez LIKE no TVI Notícias?

Doentes com gripe «devem repousar em casa»

Relacionados

Saiba como se pode proteger do vírus. Beba muitos líquidos e tome medicamentos para a febre e dores

As pessoas com gripe devem repousar em casa, não se agasalhar demasiado, tomar medicamentos para a febre e as dores e contactar um médico em caso de doença crónica ou se os sintomas se prolongarem ou agravarem, aconselha a DGS, escreve a Lusa.

As recomendações estão no site da Direcção-Geral da Saúde (DGS), que também refere a necessidade de medir a temperatura ao longo do dia, usar de soro para a obstrução nasal e evitar o consumo de antibióticos, excepto se recomendados pelo médico.

PUB

Gripe: pior ainda está para vir

Beber muitos líquidos, reduzir o contacto com outras pessoas, lavar frequentemente as mãos, usar lenços de papel e proteger a boca com lenços ou com o antebraço são outras das recomendações.

Também não deve ser dado ácido acetilsalicílico (aspirina) às crianças e medicamentos a grávidas ou as mulheres que amamentam sem primeiro consultar o médico.

Gripe não tem tratamento específico

No sábado, Mário Carreira, coordenador do dispositivo da DGS para a monitorização dos serviços de urgência, frisou à Lusa que a gripe é uma doença em geral benigna, sem tratamento específico.

«As pessoas saudáveis podem consultar o médico de família, falar com farmacêutico, ou ligar para a linha 808 24 24 24» para pedir informação sobre o que fazer, disse.

Mal-estar geral profundo, febre intensa ou súbita, calafrios, tosse, cansaço, falta de apetite são sintomas que poderão indicar a existência de gripe.

PUB

Tentando controlar a febre

«O que é preciso é tratar os sintomas, ou seja, manter-se em casa, tentando controlar a febre», frisou.

Mas há que ter em conta o aparecimento de sintomas inesperados. Se uma gripe se prolonga muito mais do que seria esperado (por sete a nove dias) e se esse prolongamento não for acompanhado por uma diminuição da febre, então será caso para uma consulta médica.

«O que é importante é a pessoa ter atenção a sintomas como falta de ar ou pontadas no torax ao respirar», advertiu. «Esses sim, devem levar a pessoa ao médico. Obviamente que qualquer pessoa que tenha uma doença crónica (diabetes, doença cardíaca, insuficiência renal que pode descompensar com a gripe) é considerada como doente prioritário», disse.

Atendimento na Linha Saúde 24 «melhorou»

O atendimento na Linha Saúde 24 «melhorou» desde as 00:00 desta segunda-feira e a maioria das chamadas está a ser atendida, disse o coordenador do serviço, depois de no sábado terem ficado por atender 20 por cento dos contactos.

PUB

«(A linha) mantém uma procura elevada e sei que mantém uma boa resposta, atendendo-se rapidamente e a grande maioria das chamadas», disse Sérgio Gomes à Lusa.

O coordenador explicou que devido a uma «concentração de dezenas de chamadas nos mesmos períodos de tempo, que são minutos, não foi possível atender» todas as solicitações para o número 808 24 24 24.

O enfermeiro assumiu que um «número elevado» de chamadas ficaram sem resposta no fim-de-semana, mas prefere «relevar» as que foram atendidas. No sábado terão ficado por atender cerca de 20 por cento.

«Ontem (domingo) e anteontem (sábado) aumentámos quase para o dobro as chamadas de atendimento, aumentando também os recursos. Estávamos a atender 1.800 chamadas/dia e passámos para as 2.500/3.500 e em dias seguidos», sublinhou.

Sérgio Gomes referiu que a linha «está com melhor capacidade e hoje está ainda melhor» e espera que «assim continue».

PUB

Relacionados

Últimas