Já fez LIKE no TVI Notícias?

Três horas de espera em hospital privado

Relacionados

Há quem espere horas para ser atendido na urgência do Hospital da Luz

Há pessoas que esperam três horas para serem atendidas nas urgências do Hospital da Luz, embora esta instituição privada garanta que o tempo médio de espera não chega a uma hora.

Na segunda-feira à tarde, a agência Lusa acompanhou uma utente que se dirigiu à urgência dos adultos daquele hospital privado a quem foi comunicado que o tempo de espera era superior a três horas.

PUB

Governo fecha, privados abrem

«Mais valia ter ido a Espanha»

«Recorri a este hospital porque o seguro de saúde que a minha empresa fornece aos trabalhadores dá acesso a esta urgência, pagando apenas 10 euros. Pensei que ia evitar a demora do serviço público. Mas depois de saber que a espera era de mais de três horas, decidi ir ao centro de saúde da minha zona de residência», contou a paciente. Já no centro de saúde de Benfica, a utente conseguiu «ficar despachada» em meia hora.

Outro utente relatou à Lusa que na semana passada desistiu do atendimento na urgência do Hospital da Luz, onde passado uma hora e meia com uma violenta dor num pé ainda não tinha sido atendido pelo médico.

Segundo uma resposta escrita enviada à Lusa pelo grupo Espírito Santo Saúde, no Hospital da Luz «poderão ter ocorrido tempos máximos de espera superiores a duas horas», mas o «tempo médio no Atendimento Médico Permanente é de 55 minutos».

PUB

Adiantam ainda que estes tempos de espera não prejudicam «o atendimento prioritário a situações de emergência e de urgência». E que, sempre que necessário, «as equipas médicas de atendimento são reforçadas para responder em tempo útil a situações de espera mais prolongadas».

Luz igual a Santa Maria

A espera no maior hospital privado do grupo Espírito Santo Saúde não difere muito da verificada no Santa Maria, em Lisboa, o maior hospital público do país. No passado mês de Dezembro, os casos mais urgentes foram atendidos numa média de 29 minutos e os menos urgentes numa hora e 50 minutos.

Já no Hospital Amadora-Sintra, única unidade pública com gestão privada, o tempo médio de espera durante o ano passado foi de 53 minutos, ou seja, menos dois minutos do que se verifica no Hospital da Luz. Em termos de prioridades, os casos mais graves demoram em média 11 minutos a serem atendidos, enquanto os de menor urgência levam duas horas, segundo fonte oficial do hospital.

PUB

Relacionados

Últimas