Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tabagismo passivo mata 600 mil pessoas por ano

Relacionados

Primeiras vítimas são crianças, já que não podem privar-se da principal fonte de exposição, quando os pais que fumam em casa

O tabagismo passivo provoca mais de 600 mil mortes por ano em todo o mundo, sendo que 165 mil dessas vítimas são crianças. Os múmeros são revelados num estudo divulgado esta sexta-feira pela revista britânica «The Lancet», de acordo com a agência Lusa.

As crianças são as primeiras vítimas do tabagismo passivo, uma vez que não podem privar-se da principal fonte de exposição, quando os seus pais que fumam em casa, sublinham os autores da investigação.

PUB

Se a estas 600 mil mortes se somarem as cerca de 5,1 milhões de mortes atribuídas todos os anos ao tabagismo activo, o número de vítimas mortais devido ao tabaco dispara para os 5,7 milhões, por ano.

Este é o primeiro estudo que avalia o impacto global do tabagismo passivo. Os seus autores, que pertencem ao Instituto Karolinska (Estocolmo, Suécia) e à Organização Mundial de Saúde, utilizaram dados de 2004, os mais recentes disponíveis, de 192 países.

PUB

Relacionados

Últimas