Já fez LIKE no TVI Notícias?

S. Pedro do Sul terá urgência

Relacionados

Presidente da Câmara recebeu garantia do ministro da Saúde

O presidente da Câmara de S.Pedro do Sul, António Carlos Figueiredo, anunciou ter recebido esta quarta-feira a garantia do ministro da Saúde de que o concelho terá um Serviço de Urgência Básica (SUB), escreve a Lusa.

O SUB irá servir as populações de S.Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades (região de Lafões) e, segundo António Carlos Figueiredo, deverá estar a funcionar «dentro de dois ou três meses» no actual centro de saúde, enquanto não é construído o novo, já projectado.

PUB

O autarca social-democrata disse ao início da noite, em conferência de imprensa, que hoje foi o seu «dia mais feliz à frente do município», porque o ministro Correia de Campos o chamou à tarde a Lisboa para anunciar que S.Pedro do Sul vai pertencer à rede nacional de SUB.

Já «o dia mais triste» disse ter sido aquele em que, há cerca de um mês, o presidente da distrital de Viseu do PS, José Junqueiro, «anunciou em Vouzela» que S.Pedro do Sul não teria esse serviço.

«Firmeza ética»

António Carlos Figueiredo elogiou a «firmeza ética e a postura técnica» do governante, garantindo sempre ter acreditado que ele «deixaria de lado essas influências e motivações políticas» e se basearia no estudo técnico que apontava que S.Pedro do Sul deveria ter SUB.

Neste âmbito, acredita não ter havido um recuo da decisão do ministro, porque este não teria ainda decidido definitivamente sobre o assunto, mas sim «um recuo das influências malévolas político-partidárias».

O autarca reuniu-se com Correia de Campos às 16:00, mas, 36 minutos depois, já os deputados do PS por Viseu José Junqueiro e Miguel Ginestal informavam, por e-mail, que, «depois de reuniões efectuadas no último ano com o senhor ministro da Saúde», o concelho de S.Pedro do Sul «terá SUB conforme estudo técnico realizado».

«O que é relevante é o senhor ministro ter-me chamado e anunciado em primeira-mão. O que é feito sub-repticiamente não me diz respeito», reagiu o autarca.

António Carlos Figueiredo deixou mesmo um «recado» a José Junqueiro e a uma vereadora socialista na autarquia: «o presidente da Câmara não é tão importante que valha a pena estar a prejudicar o concelho para que o deitem abaixo».

PUB

Relacionados

Últimas