Já fez LIKE no TVI Notícias?

Durão Barroso diz que economia da UE será afectada por crise

Relacionados

Problemas «estão a ter repercussões na economia real»

O Presidente da Comissão Europeia avisou esta segunda-feira que a economia europeia também vai sentir o impacto da crise financeira e do elevado preço do petróleo, mas que mantém fundamentos sãos.

Segundo a agência «Lusa», José Manuel Durão Barroso, que falava em São Paulo, disse que a instabilidade nos mercados, provocada pela crise que começou nos créditos hipotecários de alto risco nos Estados Unidos, assim como os elevados preços do petróleo, vão afectar a economia mundial.

PUB

«Os problemas verificados no sistema financeiro estão a ter repercussões na economia real», disse Barroso, na abertura da conferência «O Euro: Implicações globais e importância para a América Latina».

Além disso, apontou que «os elevados preços do petróleo aumentam os riscos de uma desaceleração da economia mundial».

«Em consequência, o crescimento da economia mundial será afectado e tanto a União Europeia como a América Latina irão sentir o respectivo impacto», afirmou.

Confiança no BCE

Durão Barroso disse que a UE reviu em baixa, de 4,3 por cento para 3,8%, as suas projecções de crescimento da economia mundial para 2008 e as da economia da própria UE de 2,4 para 2%.

O presidente da Comissão Europeia disse, entretanto, ter «plena confiança na acção do Banco Central Europeu (BCE) para fazer face à situação indesejável» dos mercados financeiros.

Durão Barroso sublinhou, também, que a economia europeia tem fundamentos «sólidos e sãos».

«Apesar dessas dificuldades, creio que tanto a Europa com a América Latina estão numa situação mais favorável e encaram o futuro com confiança», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas