Já fez LIKE no TVI Notícias?

Simulador de parto português produzido nos EUA

Relacionados

O projecto desenvolvido por duas instituições do Porto vai também ser comercializado

A empresa norte-americana Medical Education Technologies, Inc. (METI) vai produzir e comercializar o simulador de parto desenvolvido pelo Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), noticia a agência Lusa.

Em comunicados divulgados esta quarta-feira, o INEB e a FMUP salientam que os dois contratos com a METI «foram obtidos em competição com uma das faculdades americanas de maior renome internacional».

PUB

«O primeiro contrato licencia à METI a propriedade intelectual do produto desenvolvido, por uma percentagem do valor de comercialização. O segundo contrato refere-se ao desenvolvimento conjunto (INEB-METI) de um simulador de parto de alta-fidelidade, incorporando a tecnologia licenciada», lê-se no comunicado do INEB.

O protótipo de simulador de partos foi desenvolvido por um grupo de investigadores do INEB e da FMUP, liderado por Willem van Meurs e Diogo Ayres de Campos, com o objectivo de «colmatar as necessidades pedagógicas na assistência ao trabalho de parto».

Este simulador de emergências obstétricas, constituído por bonecos em tamanho real de uma «mãe» e de um «bebé», «permite simular cerca de uma dezena de cenários críticos que podem ocorrer durante o trabalho de parto», salienta a FMUP.

PUB

Relacionados

Últimas