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Quase 12,5 milhões de assinantes de telemóveis em Portugal

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A penetração dos telemóveis atingiu uma penetração de mais de 117% no final do segundo trimestre do ano.

Este valor acaba por ultrapassar a média da União Europeia, que atinge os 107,3%, segundo os dados divulgados este sexta-feira pela Anacom.

No final de Junho, de acordo com o organismo, existiam 12,4 milhões de assinantes, o que representa um aumento de 0,3% do total de assinantes face ao trimestre anterior e de 5,8% face ao período homólogo de 2006.

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Deste total de assinantes, 78% correspondiam a detentores de cartões pré-pagos, no entanto, registaram um decréscimo de 0,9% neste trimestre.

Foram os planos de assinaturas/ pós-pagos que contribuíram para o crescimento do número de assinantes neste período, tendo registado uma variação positiva de quase 5 por cento.

Segundo a Anacom «apesar de Portugal ser um dos países onde o peso dos cartões pré-pagos é mais elevado, tem-se assistido a um aumento do peso dos planos de assinatura, eventualmente explicado pela adesão aos novos serviços de transmissão de dados baseados no UMTS e aos novos planos tarifários pós-pagos».

Tráfego aumenta

No trimestre em análise, foi registado também um aumento da maioria dos indicadores de tráfego, face ao trimestre anterior e quando comparados com o período homólogo de 2006.

As chamadas realizadas e as chamadas recebidas cresceram 3,1 e 3%, respectivamente, quando comparadas com o 1º trimestre, e 5,1 e 4,8%, quando comparadas com o período homólogo do ano anterior.

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Globalmente, as chamadas cresceram, em termos anuais, a taxas ligeiramente inferiores à taxa de crescimento do número de assinantes.

O tempo médio de conversação por assinante tem vindo igualmente a aumentar, atingindo cerca de 89 minutos por mês no 2.º trimestre de 2007, mais 2 minutos que no trimestre anterior.

Envio de SMS sobe

O número de mensagens escritas enviadas voltou a registar um aumento muito significativo no 2.º trimestre deste ano, cerca de 4,6 mil milhões, valor que representa um aumento de 17,6%, face ao 1º trimestre, e de 48,8%, face ao período homólogo de 2006.

«Este facto está associado à adesão a tarifários específicos que têm vindo a surgir e que incluem um elevado número de mensagens grátis», adianta o mesmo estudo.

Já o tráfego de «roaming» registou variações trimestrais e homologas positivas.

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