Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preço do pão volta a subir 15% este mês

Relacionados

Leite, carne e massas devem ficar também mais caros por arrasto

O preço do pão vai voltar a aumentar entre 10 a 15% ainda este mês de Fevereiro, devido à escalada do preço do trigo, avança uma associação do sector à Agência Financeira. Esta subida surge depois de outra já aplicada em Janeiro e será assim a segunda desde o início do ano.

DECO diz que AdC tem de investigar aumento do pão

PUB

Tudo porque o preço da matéria-prima nos EUA ultrapassou ainda esta terça-feira o valor simbólico de 11 dólares (8 euros) o alqueire, em Chicago, devido a uma ruptura de «stocks» nos Estados Unidos. Além disso, as exportações não param de aumentar.

O presidente da Associação do Comércio e Indústria de Panificação (ACIP), Carlos Alberto, disse em declarações à Agência Financeira que apesar dos aumentos de Janeiro, é «impossível manter os actuais preços», até porque «deve haver um aumento de 40 euros na tonelada», sublinha.

As razões por detrás do aumento do preço dos alimentos

Sem encontrar mais alternativas, o mesmo responsável frisa que esta subida nos preços deve ficar entre os 10 a 15%, mas lembra que «há cerca de quinze dias também sofremos um aumento de cerca de quatro cêntimos por quilo».

PUB

«A nossa agricultura não funciona há mais de 10 anos e o país não produz, só compra», acrescenta Carlos Alberto que defende ainda que o Governo «já devia ter tomado medidas de incentivo para que os portugueses explorassem os terrenos que não são utilizados».

Mas para o presidente da ACIP, os problemas não ficam por aqui: «Produz-se menos mas as pessoas também compram menos, o que mostra a actual retracção do mercados», sublinha à AF.

O mesmo responsável vai mais além e frisa que a acompanhar a subida do preço do pão, vai estar também o preço do leite, que deve aumentar também mais de dez cêntimos por litro este mês. A carne, as massas e os ovos também devem subir por arrasto.

PUB

Relacionados

Últimas