Tráfego aéreo recua 3,2% em Portugal - TVI

Tráfego aéreo recua 3,2% em Portugal

Ryanair

Aeroportos portugueses tiveram melhor desempenho do que os seus congéneres europeus

Relacionados
O tráfego aéreo desceu 3,2 por cento em Portugal, nos aeroportos geridos pela ANA. A queda, relativa ao ano passado, afectou todos os aeroportos da empresa: Lisboa, Porto, Faro e Açores, revelou esta quarta-feira a empresa.

«As performances negativas dos meses anteriores» são a causa de um fecho de ano mais negativo, ainda que os voos tenham crescido 6,4% em Dezembro, face a igual período anterior.

Ainda assim, o menor número de voos em Portugal revela um melhor desempenho do que os outros aeroportos europeus, onde a descida foi de 6%.

Embora até ao final do mês de Outubro tenham sido apoiadas 16 novas rotas que desembarcaram mais de meio milhão de passageiros, através do Programa Iniciative:pt, a parceria que junta a ANA, Aeroportos de Portugal com o Turismo de Portugal IP, os resultados finais revelaram uma redução no número de viagens. De destacar que o investimento utilizado no Programa Iniciative:pt «foi de mais de 3,5 milhões de euros o que equivale a um apoio médio de cerca de 7 euros por passageiro desembarcado».

A companhia aérea de baixo custo, Ryanair, pode ser a chave do crescimento do número de voos da ANA para 2010. «Graças principalmente à base da Ryanair em Faro, a ANA já tem prevista a abertura de cerca de 26 rotas», em linha com as 29 rotas iniciadas em 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados