Banco da Sonangol abre em Portugal - TVI

Banco da Sonangol abre em Portugal

Bancos

BPA irá juntar-se ao BAI e ao BIC

Relacionados
O Banco Privado Atlântico (BPA), braço financeiro da Sonangol, está a estudar a entrada em Portugal. Carlos da Silva, o presidente do banco angolano, esteve em Lisboa na sexta-feira, tendo feito uma visita ao Banco de Portugal, diz o «Diário Económico».

Contactado, o responsável não quis, no entanto, confirmar se foi feito algum pedido ao supervisor bancário nacional para a entrada em Portugal. «Estamos ainda a reflectir», disse apenas Carlos da Silva. Tão pouco quis adiantar de que forma, a acontecer, poderá concretizar-se esse investimento no mercado.

O Banco de Portugal (BdP) tão pouco confirmou a existência de um eventual pedido, lembrando que o supervisor nunca torna públicas solicitações de exercício da actividade bancária. Estas apenas são publicitadas quando esses pedidos são autorizados pelo BdP.

Se vier a ter algum tipo de presença no mercado português, o BPA irá juntar-se a instituições como o Banco Africano de Investimentos (BAI) e ao BIC, que entrou recentemente em Portugal.

O BPA, que será em breve accionista do Millennium Angola, do BCP, é uma das mais recentes instituições surgidas no mercado bancário angolano. Constituído em 2006, com um capital inicial de dez milhões de dólares, foi promovido por quadros angolanos ligados ao sector financeiro e ao qual preside, desde o início Carlos da Silva, antigo quadro do BES Angola.
Continue a ler esta notícia

Relacionados