Autárquicas 2017

AO MINUTO: os resultados e as reações do dia de eleições
2017-10-01
2017-10-02
02:09

PS consegue mais câmaras e mais votos

Objetivos alcançados. António Costa diz que grande derrotado é o PSD, mas o partido do Governo também roubou câmaras ao PCP, que sai fragilizado desta eleição, embora apoie o Executivo socialista no Parlamento
Leia mais aqui
2017-10-02
02:06

Mais resultados

PS mantém Montijo e alcança maioria absoluta

 

PSD mantém Câmara de Ponta Delgada

 

Carla Tavares (PS) repete vitória na Amadora

 

PS conquista Câmara de Paredes ao PSD

 

PS mantém Câmara da Covilhã e reforça número de mandatos

2017-10-02
02:04

Ex-PS continua a presidir a Amares, agora pelo PSD

Manuel Moreira mudou de partido.  A meio do mandato, perdeu a confiança política no seu ‘número dois’ e líder da Concelhia socialista, Jorge Tinoco, e entregou a vice-presidência da câmara ao social-democrata Isidro Araújo.

 

Para tentar manter a liderança, o PS apostou em Pedro Costa, um licenciado em Ciências da Comunicação que já foi secretário da Junta de Freguesia de Amares e deputado municipal.

 

Manuel Moreira lidera o executivo com maioria absoluta (58,65%), com cinco vereadores, ficando a oposição com apenas um vereador pelo PS (20,49% dos votos), e um pelo movimento MAIS.

2017-10-02
02:02

O PS manteve no domingo a liderança da Câmara de Odivelas, no distrito de Lisboa, com Hugo Martins a ser eleito pela primeira vez, depois de ter substituído Susana Amador na liderança municipal.

 

Hugo Martins, que passou de 'vice' para presidente quando Susana Amador deixou a presidência para se tornar deputada no parlamento, vai continuar a governar o município com maioria absoluta (seis mandatos).

 

Fernando Seara, ex-presidente da Câmara de Sintra, conseguiu três mandatos para a coligação PSD/CDS-PP, que assim se torna a segunda força política no concelho, ultrapassando a CDU.

 

PS 45.08% 

PPD/PSD.CDS-PP 21.70% 

PCP-PEV 14.82% 

B.E. 6.08% 

PAN 3.35% 

PCTP/MRPP 1.58% 

PNR 0.60%

JPP 0.55% 

PDR 0.24%

2017-10-02
02:01

PS mantém maioria absoluta em Gondomar

O PS manteve a maioria absoluta na câmara de Gondomar, no distrito do Porto, nas eleições autárquicas de domingo, segundo os resultados oficiais das autárquicas.

 

Depois de quatro anos afastado da vida política, uma vez que não se candidatou em 2013 devido à lei de limitação de mandatos, o ‘dinossauro’ autárquico Valentim Loureiro voltou a concorrer este ano, como independente, e conseguiu eleger dois vereadores.

 

O PS recandidatou o atual presidente da câmara municipal, Marco Martins, que ficou com seis vereadores.

 

O novo executivo camarário de Gondomar integrará ainda dois vereadores da CDU (PCP/PEV) e um da coligação PSD/CDS-PP.

 

2017-10-02
02:00

PSD conquistou Celorico da Beira, mas perdeu Manteigas para PS

No distrito da Guarda, o PSD manteve a maioria absoluta na Câmara da capital de distrito e recuperou a autarquia de Celorico da Beira, mas perdeu para os socialistas o município de Manteigas.

Com os resultados destas eleições, o PSD continua em maioria no distrito, com a presidência de sete câmaras e o PS com seis.

 

Uma das surpresas da noite eleitoral foi a derrota do PS em Celorico da Beira e a vitória do social-democrata Carlos Ascensão, num município que nos últimos 12 anos foi gerido pelo PS e que o partido não soube manter com a aposta na candidatura de José Albano Marques, ex-presidente da Federação Socialista da Guarda.

 

Em Manteigas, na Serra da Estrela, surgiu a segunda surpresa eleitoral, com o socialista Esmeraldo Carvalhinho a ganhar ao social-democrata José Manuel Biscaia, que em 2013 tinha reconquistado a autarquia para o PSD após um mandato liderado por Carvalhinho.

 

2017-10-02
01:36

O amor só lhe valeu o último lugar nestas eleições

Humberto Correia concorreu à liderança da câmara municipal de Faro, sob o lema: "Com Humberto presidente, haverá amor para toda a gente", mas nem 500 votos conseguiu
Leia mais aqui
2017-10-02
01:35

Rogério Bacalhau com maioria absoluta em Faro

A coligação "Faro no Rumo Certo", encabeçada pelo PSD, conquistou no domingo a presidência da Câmara e da Assembleia Municipal de Faro, elevando para duas o número de freguesias que lidera na capital de distrito.

 

De acordo com dados do Ministério da Administração Interna, Rogério Bacalhau (PSD/CDS-PP/MPT/PPM) foi reeleito em Faro com maioria absoluta, com 43,94% dos votos, elegendo cinco vereadores, o que representa uma diferença de 1.572 votos (38,06%) relativamente ao PS, que elege quatro.

 

A CDU, que nas últimas eleições conseguiu eleger um vereador, manteve-se como a terceira força política mais votada, com 7,38% dos votos, mas não conseguiu alcançar qualquer vereador, tal como o BE, o PAN e o independente Humberto Correia.