Encontrada cidade síria com 5.500 anos - TVI

Encontrada cidade síria com 5.500 anos

  • Portugal Diário
  • 21 fev 2007, 17:48

Uma das mais antigas da história. Descoberta foi feita por cientistas espanhóis

Uma equipa de cientistas espanhóis descobriu na Síria vestígios de uma cidade cuja antiguidade se estima em 5.500 anos, o que faz dela uma das mais antigas da história.

Dados da descoberta foram esta quarta-feira comunicados aos jornalistas por dois responsáveis da investigação, Ignacio Márquez, do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), e Juan Luis Moreno, da Universidade da Corunha.

Na opinião de Moreno, a descoberta tem uma transcendência científica «do mais alto nível», pelas suas repercussões no conhecimento da história e pelas múltiplas linhas de investigação que abre para o futuro.

A cidade foi descoberta num acampamento arqueológico hispano-sirio na zona de Tall Humeada, no sul da Mesopotâmia, a cerca de 150 quilómetros da actual fronteira sul do Iraque, na margem esquerda do Eufrates, uma zona anteriormente considerada estratégica.

O projecto nasceu em 2005, tendo em meados do ano passado sido encontrada, numa zona do terreno, «grande quantidade de restos de cerâmica» que datariam do mesmo período da cultura Uruk.

A cidade iraquiana de Uruk é, aliás, uma das mais antigas que se conhecem. Floresceu entre 3.500 e 3.100 AC, e caracterizava-se pela sua elevada produção de cerâmica.

Na mesma cidade foram encontrados restos da escrita mais antiga, pensando-se que ela teria várias «colónias», entre as quais a de Tall Humeada, com templos, palácios e outros monumentos.

O início das escavações para comprovar estas hipóteses está previsto para 2008.
Continue a ler esta notícia