Porta 65: mais de 1.400 candidaturas apresentadas - TVI

Porta 65: mais de 1.400 candidaturas apresentadas

Casa

Inscrições da última fase deste ano decorreram na primeira quinzena de Dezembro

A última fase de 2009 do programa de apoio ao arrendamento jovem (Porta 65 Jovem), cujas inscrições decorreram na primeira quinzena de Dezembro, recebeu 1456 candidaturas, menos meio milhar do que os pedidos efectuados no mesmo período de 2008.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Governo, os novos processos abertos entre os dias 02 e 17 envolvem 2063 jovens e 237 dependentes a cargo, predominando as candidaturas por pessoas isoladas e por jovens casais, a procura de T2 e T1 e uma maior incidência nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, refere a Lusa.

Em relação às duas primeiras etapas deste ano (Abril/Maio e Setembro), o perfil dos candidatos, as tipologias da habitação e as áreas geográficas de maior incidência são idênticas, embora se note um maior peso relativo a nível de pedidos de jovens casais e jovens com dependentes a cargo.

Também as áreas beneficiárias de medidas de incentivo à recuperação de problemas de interioridade, que beneficiam de uma bonificação de 10 por cento de apoio à renda, viram o seu peso relativo aumentar, correspondendo a 16 por cento dos novos processos.

Em declarações à Lusa, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, afirmou que o número de candidaturas recebidas na terceira e última etapa «não está muito longe daquilo que seriam as expectativas», tendo em conta a evolução verificada já no ano passado.

Nas duas primeiras fases de 2009, foram atribuídas subvenções a mais de seis mil casos.

Durante o ano de 2008 mais de 35 mil jovens receberam apoio ao arrendamento , 11.573 dos quais ao abrigo do Porta 65 Jovem e 23800 no âmbito do anterior programa, o Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ). No total, foram investidos cerca de 22 milhões.
Continue a ler esta notícia