Relatório sobre ataque ao Capitólio dos EUA será divulgado a 21 de dezembro - TVI

Relatório sobre ataque ao Capitólio dos EUA será divulgado a 21 de dezembro

  • Agência Lusa
  • BCE
  • 14 dez 2022, 20:09
Invasão dos apoiantes de Trump ao Capitólio

Em 6 de janeiro de 2021, convocados por Donald Trump, milhares de norte-americanos dirigiram-se a Washington para protestar contra o resultado da eleição presidencial de 2020

Relacionados

O relatório final da comissão de inquérito sobre o ataque ao Capitólio norte-americano será divulgado em 21 de dezembro, após uma última reunião pública no dia 19, anunciaram fontes oficiais.

É durante esta reunião que o grupo de congressistas que investiga a responsabilidade do ex-presidente Donald Trump no ataque ao Capitólio – levado a cabo há dois anos - decidirá sobre uma eventual remissão ao Departamento de Justiça, para acusação de responsáveis.

O congressista Bennie Thompson, líder dessa comissão, no entanto, não indicou quem poderá ser indiciado.

Em 6 de janeiro de 2021, convocados por Donald Trump, milhares de norte-americanos dirigiram-se a Washington para protestar contra o resultado da eleição presidencial, que deu a vitória a Joe Biden. 

Os invasores atacaram o Capitólio de forma caótica, depois de incitados num comício de Trump nas proximidades.

O ex-presidente Republicano, que havia instado os seus apoiantes a não aceitarem o resultado eleitoral, foi imediatamente alvo de um processo de 'impeachment' no Congresso, mas foi absolvido graças aos senadores do seu partido.

A decisão de acusá-lo caberá ao procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, que em meados de novembro nomeou um procurador especial para investigar Donald Trump de forma independente.

Continue a ler esta notícia

Relacionados