Volkswagen afasta despedimentos em Portugal até 2005 - TVI

Volkswagen afasta despedimentos em Portugal até 2005

Logotipo da Volkswagen

O Grupo Volkswagen, fabricante alemão de automóveis, e presente em Portugal através da fábrica Auto-Europa garantiu que a hipótese de despedimentos não se coloca em Portugal pelo menos até 2005.

De acordo com o director de comunicação da marca na Alemanha, Oliver Larkin, em declarações à Agência Financeira, «nós temos um contrato com a Auto-Europa até 2005 e vamos cumpri-lo», afastando assim a hipótese de Portugal ser abrangido pelas negociações que se fazem sentir na Alemanha.

«Muito dificilmente ou só se acontecesse algo de imprevisível é que a situação se poderia alterar em Portugal», adiantou Oliver Larkin, salientando inclusivamente que depois de 2005, também não será fácil a situação mudar, até porque já está prevista a produção do novo Concept C na fábrica da Auto-Europa em Palmela, que será comercializado a partir do primeiro trimestre de 2006.

Em Portugal, trabalham na fábrica da Auto-Europa cerca de 6.200 funcionários, sendo que 3.100 postos de trabalho são directos e 3.100 indirectos.

Recorde-se que na semana passada, um porta-voz do consórcio de Wolfsburgo, Alemanha, adiantou que podiam estar em risco 30 ml postos de trabalho, naquele país, caso os trabalhadores não aceitassem o congelamento de salários. A empresa defende um congelamento salarial nos próximos dois anos, enquanto o sindicato exige um aumento de 4%.
Continue a ler esta notícia