Ford confirma saída da Autoeuropa no final de 2005 - TVI

Ford confirma saída da Autoeuropa no final de 2005

Fábrica 03

A Ford não vai continuar a produzir veículos em Portugal, mais concretamente na Autoeuropa, para além do final de 2005.

Inicialmente o contrato era para terminar no primeiro semestre mas, a fábrica portuguesa conseguiu estendê-lo até final do ano. Agora, estava «a ser estudada a hipótese de o contrato ser prolongado até 2006», segundo fonte oficial da fábrica mas, o presidente da Ford Lusitana, Diogo Rezende, assegurou à Agência Financeira que «a Ford não vai continuar a produzir na Auto Europa para além de 2005».

O mesmo acrescentou que a marca, que foi responsável por 23,5% do total da produção em Portugal em 2004, com cerca de 35.497 veículos fabricados, «não vai ter nenhuma produção cá», sendo que a mesma vai ser transferida para a fábrica em Genk, na Bélgica, local que será responsável pela nova geração da Ford Galaxy, o modelo actualmente produzido em Portugal.

De acordo com Diogo Rezende, tal deve-se ao esforço de reorganização e reestruturação da marca, realizado ao longo de 2002 e 2003, no que diz respeito à contenção de custos e a uma maior rentabilidade e que nesse sentido a mesma «redireccionou completamente a sua estratégia de produção na Europa».

Contudo, quando questionado sobre se isso iria implicar despedimentos, o mesmo salientou que não, tendo em conta que «existem trabalhadores que estão envolvidos no desenvolvimento dos produtos» mas que «não estão localizados na Autoeuropa», explica.

Contactado o Ministério de Estado, das Actividades Económicas e do Trabalho, fonte oficial remeteu para mais tarde um comentário sobre esta matéria.

Recorde-se que para além da Ford Galaxy, também a Volkswagen Sharan e a Seat Alhambra são produzidas naquela fábrica, que no ano passado foi responsável pelo fabrico de 95.660 unidades, o equivalente a 63,4% do total produzido em Portugal, e que para 2006, está também já confirmada a produção do Concept C da Volkswagen. Este modelo, que se vai posicionar entre o Golf e o Passat, será comercializado a partir do primeiro trimestre de 2006.

Passagem da Galaxy a classe 1 nas portagens pode aumentar vendas até 30%

Quanto às potencialidades do Ford Galaxy em Portugal, tendo em conta a alteração da lei (ainda falta aprovar) que permite a este tipo de veículos passar a serem considerados como classe 1 nas auto-estradas, Diogo Rezende acredita que isso «vai contribuir para a atractividade junto dos clientes».

«Não faz qualquer sentido que um veículo destes que provoca o mesmo tipo de desgaste de um carro de passageiros normais nas auto-estradas estivesse a pagar quase o dobro pela sua utilização. Achamos que isso inibia muitas pessoas de incorrer a mais esse gasto», afirmou.

Assim, o mesmo adianta que o crescimento «poderá ser significativo», e tendo em conta que este ano foram vendidas 236 unidades, o mesmo acredita que para 2005 possa haver um acréscimo «na ordem de mais 20/30% neste segmento».

Diogo Rezende acredita, no entanto, que em termos de modelos «2005 será sem dúvida o ano do Focus». O responsável destaca que a recepção ao modelo lançado no inicio do ano tem sido «fantástica, o que justifica as nossas expectativas em relação este modelo para este ano».

Nesse sentido, o mesmo relembra que o modelo atingiu um recorde de vendas da marca no primeiro fim-de-semana de comercialização em território nacional, referindo que muito se fica a dever «à disponibilidade de praticamente todos os seus modelos desde o seu lançamento»



Apesar de referir que as expectativas «são muito altas», o mesmo acredita que o novo modelo pode chegar a 11% do segmento C do mercado, «o que nos posiciona em cerca de oito mil unidades», adiantou.
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