Facturação de participada da TAP para manutenção deve aumentar 10% - TVI

Facturação de participada da TAP para manutenção deve aumentar 10%

Facturação de participada da TAP para manutenção deve aumentar 10%

A facturação da VEM Manutenção e Engenharia deverá aumentar este ano cerca de 10 por cento para 360 milhões de reais (144 milhões de euros).

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Estes valores surgem em relação a 2006, afirmou esta quinta-feira o presidente da controlada da TAP.

Filipe Morais de Almeida disse à agência «Lusa» que o desempenho é resultado da adopção de um plano de reestruturação, desde que a empresa foi adquirida pela TAP, em Novembro de 2005, por 24 milhões de dólares.

«Desde então, aumentámos as nossas receitas e reduzimos as despesas com o objectivo de atingir o equilíbrio económico», salientou Filipe Morais, no comando da empresa desde Outubro de 2006.

A projecção é de que as receitas deverão aumentar cerca de 10%, no próximo ano, com o alargamento dos produtos oferecidos pela VEM, nomeadamente a manutenção de modelos Airbus.

Recentemente, a VEM, localizada no Rio de Janeiro, recebeu a certificação de autoridades do sector para realizar serviços de manutenção em modelos A310 e A300-600.

Com a certificação, a empresa ampliou a oferta de serviços, uma vez que já realizava manutenção em todos os aviões de fabrico Boeing, incluindo DC10 e MD11, Embraer e Fokker.

«A América Latina tem uma oferta limitada em termos de serviços em modelos Airbus, por isso esperamos uma resposta muito positiva», disse Filipe Morais.

«O resultado (dessa nova certificação) já começa a se fazer sentir com a realização de serviços em aviões de clientes americanos e há uma série de boas possibilidades para o curto prazo», salientou.

O responsável avançou igualmente que, ao fim do primeiro semestre de 2008, a VEM deverá receber a certificação das autoridades do sector para realizar serviços também em modelos Airbus A330 e A340.

O responsável disse ainda que um dos objectivos é explorar as sinergias entre a VEM e TAP, em Lisboa, nomeadamente em programas de treinamento de colaboradores.

«Temos ainda uma articulação com a TAP em termos de força de vendas para oferecer em conjunto serviços de manutenção de modelos Boeing e Airbus», disse.

O plano de reestruturação inclui o encerramento de áreas que só prestavam serviços à companhia aérea Varig, o que reduziu o número de funcionários de 4.600 para os actuais 3.600.

No início deste ano, a TAP realizou um aumento de capital de 24 milhões de euros para dotar a VEM de uma estrutura financeira mais adequada, salientou o responsável.

Actualmente, a VEM dispõe de três centros de manutenção no Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, capazes de acolher 16 aeronaves em simultâneo, e mais de 100 clientes em sua carteira.

Filipe de Morais realçou ainda que o plano de reestruturação da VEM incluiu a criação de quatro vice-presidências, nomeadamente Marketing e Vendas, Operações, Administração e Finanças, e Logística.
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