Juros do crédito bonificado sobem 0,5% no início do ano - TVI

Juros do crédito bonificado sobem 0,5% no início do ano

Juros: Euribor desce pelo quinto dia consecutivo

Este é o valor mais elevado da taxa desde Julho de 2001

Relacionados
A nova taxa de juro dos empréstimos do regime bonificado, a vigorar no primeiro semestre, aumentou meio ponto percentual no início do ano, para o máximo de seis anos e meio, segundo um aviso da Direcção-Geral do Tesouro. A notícia é avançada pela agência «Lusa».

A taxa fixada em Novembro pelo governo e que vigorará entre 1 de Janeiro e 30 de Junho é de 5,275 por cento, mais 0,517 pontos percentuais do que a referência anterior.

Este é o valor mais elevado desta taxa desde Julho 2001, encarecendo a prestação da casa das famílias que beneficiam da bonificação do crédito.

O regime de bonificações terminou em 2002, mas quem já estava a beneficiar dele antes dessa altura pôde continuar a usufruir do sistema, desde que as condições de elegibilidade se tenham mantido.

A bonificação depende da dimensão do agregado familiar, do rendimento bruto e do valor de compra ou obras do imóvel-tem de ser sempre para habitação própria permanente-e varia entre os 10,5 e os 44% do crédito.

A taxa do regime bonificado depende da Euribor a seis meses, pelo que a subida das taxas de juro de mercado tem puxado esta taxa de referência para cima, encarecendo os gastos do Estado e os encargos das famílias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados