Banca: «Problema agudo de liquidez ultrapassado» - TVI

Banca: «Problema agudo de liquidez ultrapassado»

Mealheiro

Banco de Portugal considera que instituições financeiras que actuam em Portugal conseguiram resistir ao impacto da crise

Relacionados
As instituições financeiras que actuam no mercado português conseguiram resistir ao impacto da crise mundial, salienta Pedro Duarte Neves, vice-governador do Banco de Portugal, estando ultrapassadas as questões relacionadas com a liquidez.

«O problema agudo de liquidez da segunda metade de 2008 e do primeiro trimestre de 2009 está ultrapassado», afirmou Pedro Duarte Neves, vice-governador do Banco de Portugal, realçando que «o programa de garantias e de recapitalização do Estado teve um efeito importante no desanuviar da tesouraria dos bancos».

Foi há precisamente um ano que o Governo avançou com a concessão de garantias pessoais do Estado para o reforço da estabilidade financeira do mercado português, assumindo responsabilidades até 20 mil milhões de euros, de forma a assegurar que os bancos mantivessem o financiamento da economia. Do montante global, apenas seis bancos recorreram à emissão de dívida com garantia estatal, tendo garantido perto de 30 por cento desse valor.
Continue a ler esta notícia

Relacionados