Citigroup lucra 1,6 mil milhões e surpreeende mercado - TVI

Citigroup lucra 1,6 mil milhões e surpreeende mercado

Citigroup

Massa laboral do Grupo foi reduzida em 13 mil postos de trabalho desde o 4º trimestre

Relacionados
O banco Citigroup divulgou esta sexta-feira os resultados do primeiro trimestre do ano e surpreendeu pela positiva o mercado, já que reportou um resultado líquido de 1,6 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) e dobrou as receitas.

Apesar de o lucro apurado, o processo de conversão dos direitos de acções no âmbito dos apoios estatais recebidos pelo Citi para fazer face à crise financeira levou ao apuramento de um prejuízo de 18 cêntimos por acção, que ainda assim fica muito aquém dos 30 cêntimos estimados pela média dos analistas.

De acordo com o comunicado de imprensa da instituição financeira norte-americana, citado pela Lusa, «se não tivesse havido necessidade desta conversão de acções preferenciais, os resultados por acção teriam sido positivos».

O resultado apurado reflecte as perdas de 7,3 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros) relativas ao crédito concedido, bem como provisões de 2,7 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros).

As receitas totais do Citi aproximaram-se dos 25 mil milhões de dólares (19,2 mil milhões de euros), dobrando as receitas obtidas nos primeiros três meses do ano passado com uma subida homóloga de 99%.

A massa laboral do grupo foi reduzida em 13 mil postos de trabalho desde o quarto trimestre de 2008, contando agora com 309 mil funcionários, e desde que começou a crise financeira o Citi já dispensou 65 mil colaboradores.

«Os nossos resultados trimestrais reflectem a força da marca Citi e estamos contentes com o desempenho. Tivemos o melhor trimestre, em termos gerais, desde o segundo trimestre de 2007», anunciou Vikram Pandit, presidente executivo do Citi.
Continue a ler esta notícia

Relacionados