Atravessar a ria de Aveiro... de bicicleta - TVI

Atravessar a ria de Aveiro... de bicicleta

Bicicletas aquáticas em Aveiro

Depois das Bugas, faltam apenas três semanas para as bicicletas aquáticas começarem a «rodar»

Relacionados
«A cidade das bicicletas». O rótulo pode muito bem ser passado desde que as famosas Bugas (Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro) começaram a invadir a cidade. Mas agora há novo motivo para tal denominação, já que os aveirenses vão poder andar de bicicleta até na própria ria.

«Estamos a efectuar uma semana experimental para averiguar problemas que possam existir, mas penso que dentro de três semanas será possível o projecto começar a funcionar. Vamos ter dois cais a funcionar: um no Mercado Manuel Firmino, junto ao Fórum, e outro no Largo da Fonte Nova. Para utilizar as bicicletas, terão de adquirir um passe em qualquer loja das Bugas ou em alguns hotéis», explicou Caetano Alves, vereador do Turismo da Câmara de Aveiro, ao PortugalDiário.

A autarquia espera ter dez modelos das bicicletas aquáticas, que têm pedais e guiador e funcionam com uma hélice, durante o Verão. «O objectivo é que as pessoas, não só os turistas mas também a população, possam desfrutar de mais este meio de mobilidade. O projecto funcionará durante a época balnear e depois, consoante o sucesso do mesmo, saberemos se será a longo prazo», afiançou.

Exploração ao cargo de uma empresa particular

Vítor David é o nome do empresário da região que desenhou e patenteou as bicicletas que andam na água. O vereador do Turismo revelou todo o processo: «A MoveAveiro [empresa municipal de mobilidade] concessionou a exploração a uma empresa particular devido à nossa incapacidade financeira actual. O papel da Câmara passou por detectar a actividade, contactar o empresário e articular tudo com o operador privado».

Os aveirenses estão ansiosos para que a novidade comece a «rodar» nos canais da cidade. «Este projecto faz todo o sentido em Aveiro, a cidade das bicicletas, como já é reconhecida nacional e internacionalmente», afirmou Caetano Alves.

A seguir vêm os táxis?

Entretanto, a Câmara de Aveiro vai projectando outras iniciativas do género e a próxima pode passar pela criação de uma rede de táxis na ria: «O projecto dos táxis continua em análise, mas continua um pouco atrasado porque é preciso, nomeadamente, um certificado de navegabilidade e também temos necessidade de investimento. Mas continuaremos a tentar avançar».
Continue a ler esta notícia

Relacionados