Maré negra já custou 69 milhões de dólares - TVI

Maré negra já custou 69 milhões de dólares

Obama na Luisiana (EPA/Win McNamee)

Estados Unido enviaram à BP a primeira factura dos custos da limpeza e dos efeitos da maré negra no Golfo do México

Relacionados
A administração norte-americana enviou esta quinta-feira à companhia petrolífera BP a primeira factura, no valor de 69 milhões de dólares, dos custos totais da limpeza e dos efeitos da maré negra no Golfo do México, escreve a Lusa.

«O governo federal enviou hoje à BP uma fatura de 69 milhões de dólares (...) para reembolsar os contribuintes», em conformidade com a lei norte-americana, divulgou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em declarações à comunicação social.

O derramamento de crude foi provocado pela explosão e pelo afundamento, a 20 de Abril, da plataforma Deepwater Horizon, da responsabilidade do grupo petrolífero BP, que causou a morte de 11 pessoas.

BP cortou a conduta

Entretanto, a companhia petrolífera BP anunciou que conseguiu cortar a conduta que esteve na origem do derramamento, facto que foi considerado pelas autoridades «um passo significativo».

O presidente da BP, Tony Hayward, referiu, em conferência de imprensa, que o grupo poderá saber «entre as próximas 12 a 24 horas» se esta nova tentativa para travar o derramamento de petróleo foi um sucesso.

«Como já dissemos, nunca isto foi feito e por isso existe sempre um risco», alertou o responsável.
Continue a ler esta notícia

Relacionados