Hotéis do Rio esgotados com 600 mil turistas no Rio - TVI

Hotéis do Rio esgotados com 600 mil turistas no Rio

[Arquivo]

Os cerca de 600 mil turistas esperados este ano no Rio de Janeiro nos quatro dias de Carnaval vão esgotar os hotéis desta cidade brasileira, permitindo uma facturação de cerca de 400 milhões de euros, anunciaram hoje as autoridades.

Relacionados
Considerado o maior espectáculo do mundo, o carnaval do Rio de Janeiro, transmitido em directo pela televisão, é o principal evento da cidade que mais turistas recebem no Brasil.

O Carnaval representa rendimentos para a cidade do Rio de Janeiro cinco vezes superiores aos ganhos com a festa do «Réveillon», com os tradicionais fogos de artifício na Praia de Copacabana.

São mais de 500 mil as pessoas empregadas durante todo o ano na preparação do Carnaval, cujo principal evento são as apresentações das escolas de samba.

O desfile das principais 14 escolas de samba decorre nas noites de domingo e de segunda-feira, perante um público de 120 mil pessoas e mais de 50 mil figurantes no Sambódromo, construído há 22 anos, na região central do Rio de Janeiro, pelo conhecido arquitecto brasileiro, Oscar Niemeyer.

As escolas são avaliadas por uma equipa de jurados com base em dez critérios, incluindo o samba, evolução do desfile, máscaras e alegorias, entre outros.

As autoridades locais montaram um esquema especial de segurança para garantir a tranqüilidade da festa que inclui a mobilização de mais de 30 mil polícias em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Entre as mais tradicionais escolas de samba está a Unidos da Tijuca, liderada pelo português Fernando Horta, natural de Felgueiras mas a residir no Brasil desde os 12 anos.

Este ano, a Unidos da Tijuca, que tradicionalmente apresenta enredos ligados ao Brasil, Portugal e África, vai homenagear os 250 anos do nascimento do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, com o tema "Ouvindo tudo que vejo, vou vendo tudo que oiço".

Em São Paulo, as 14 principais escolas de samba também desfilam numa estrutura semelhante à do Rio de Janeiro, construída mais recentemente na Zona Norte da cidade.

A festa de carnaval das cidades da região Nordeste do Brasil, sobretudo em Salvador (Bahia) e Pernambuco (Recife), acontece nas ruas com mais de dois milhões de pessoas.

Em Salvador, a animação da festa é feita por camiões de som que circulam num percurso de 25 quilómetros durante todos os dias de festa, gerando uma receita para a cidade de mais de 150 milhões de euros.

O ritmo que embala os foliões em Salvador é o chamado Axé, música composta por cantores locais, enquanto no Rio de Janeiro e São Paulo é o tradicional samba e em Recife, o frevo, uma dança típica regional.

O carnaval em Salvador começa sexta-feira, com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do vocalista da banda de rock U2, Bono Vox.

A banda irlandesa vai juntar mais de 150 mil pessoas, durante dois espectáculos num estádio de futebol, em São Paulo, no início da próxima semana.

A festa em Salvador tem igualmente a presença de artistas famosos, como as cantoras Ivete Sangalo e Daniela Mercury, Caetano Veloso e Carlinhos Brown.

Em todo o país, o Governo brasileiro distribuirá 25 milhões de preservativos e uma campanha publicitária na televisão orientará o público para o risco do sexo inseguro.

Todos os anos, durante o Carnaval, as autoridades brasileiras intensificam as campanhas educativas de combate às doenças sexualmente transmissíveis.
Continue a ler esta notícia

Relacionados