Mais «olhos» nas auto-estradas - TVI

Mais «olhos» nas auto-estradas

Centro de Operações da  Brisa

Sistema da Brisa vigia situações «anormais». PDiário mostra-lhe os testes

Imagine que vai numa auto-estrada rumo ao seu destino e uns quilómetros à frente um camião perde parte da carga e não dá conta do incidente. As câmaras de vídeo vão ser capazes de reconhecer o objecto na via de rodagem e «comunicar» ao centro de coordenação operacional, que tomará as medidas necessárias para evitar qualquer acidente: Ou através de um aviso escrito nos placares, ou retirando a carga o mais rapidamente possível.

O seu veículo pode ainda avariar em plena auto-estrada. Por ironia do destino, o transtorno é acompanhado de um telemóvel sem bateria. Encosta na berma, mas não tem forma de pedir ajuda. As câmaras de vídeo vão detectar o seu automóvel e «comunicar» à central que gere o tráfego o problema. A ajuda será enviada de imediato.

E isto, graças ao sistema «Avisar». Um pequeno software, ligado às 519 câmaras da Brisa, que consegue identificar «comportamentos fora do padrão» nas faixas de rodagem das auto-estradas. Franco Caruso, da Brisa, explicou ao PortugalDiário que o «Avisar» consegue também «reconhecer» o que «é normal» e não representa perigo para os condutores.

Obstáculos nas vias e automóveis nas bermas são apenas dois exemplos das capacidades do sistema, que pode ainda identificar veículos em contramão, o nível de tráfego, a marcha lenta, a marcha-atrás, entre outros «comportamentos fora do comum».

E qual a vantagem do «Avisar»? Apesar de várias câmaras serem visíveis nos ecrãs do centro de coordenação operacional, é impossível visualizar 519 ao mesmo tempo. Desta forma, se algo acontecer num determinado momento, num local que não está visível, os operadores recebem o alerta de forma quase instantânea.

O valor inicial deste estudo custou apenas 125 mil euros à Brisa e foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Coimbra. Fonte da empresa explicou ao PortugalDiário que há mais 42 projectos em desenvolvimento, na maioria com parcerias. O «Avisar» é um sistema único e inovador a nível europeu. E nestes moldes, será mesmo único a nível mundial. De acordo com a Brisa, a possibilidade de exportação da ideia, por exemplo, para o Brasil é real. O sistema ainda está em fase de testes, mas, de acordo com a Brisa, deverá ficar operacional até ao final do ano.

No vídeo em anexo vê-se o primeiro teste oficial do «Avisar», que vai cobrir mais de 1100 quilómetros de estrada.

Para esta simulação foi criada uma situação: uma carrinha da empresa iria parar na berma. Mas o destino quis mais e foram identificadas três situações, «duas anormais» e uma «normal». Outro carro, que não estava incluído no «programa», parou na berma e o vento forte agitou os arbustos junto às bermas. Os rectângulos verdes são a identificação «do movimento» e passam a vermelho quando a situação «não é normal».

Veja o vídeo e as fotografias do centro de coordenação operacional da Brisa.
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