Anecra aplaude redução dos incentivos fiscais à importação de veículos usados - TVI

Anecra aplaude redução dos incentivos fiscais à importação de veículos usados

Carros

Vai permitir alteração e redução dos benefícios fiscais dos veículos provenientes da Europa

Relacionados
A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) aplaude a redução dos incentivos fiscais à importação de veículos usados.

A medida governamental vai permitir, já a partir do próximo ano, a alteração e redução dos benefícios fiscais dos veículos «velhos usados importados» provenientes da Europa.

Para a Anecra esta medida, reclamada há muito pela Associação, é «uma excelente notícia para todo o mercado automóvel nacional», diz a associação em comunicado.

Mais. A Associação acredita que «esta alteração da tabela vai permitir que haja uma diminuição da entrada massiva de carros velhos importados em Portugal, nomeadamente os de qualidade duvidosa, mais poluidores e menos seguros, por esta prática passar, a partir de agora, a ser menos atractiva fiscalmente», acrescentam.

A Anecra diz ainda que a presente alteração da tabela fiscal para veículos importados irá permitir «o funcionamento de um mercado mais qualitativo para veículos usado com menos de 5 anos pois, só estes serão um produto não enganador do mercado».

«Quanto à nova tabela de redução fiscal aplicada à importação de veículos provenientes da Europa há a salientar que, em 2009, o primeiro escalão desaparece totalmente, passando apenas a ser abrangidos pela redução veículos importados com 1 ou mais anos.

Outro ponto a destacar nesta nova tabela é o facto dos veículos com mais de 5 anos passarem a ter uma taxa de redução única (52%), contrariamente ao que acontecia até agora», sublinham.

Mas a alteração mais significativa, e que não está à vista, é que todas estas taxas de redução, anteriormente aplicadas ao ISV do veículo (cilindrada+CO2) aplicam-se agora apenas à componente cilindrada, facto que reduz ainda mais o valor do incentivo no que concerne aos carros mais antigos, desactualizados e que menos interessa importar, tendo em vista o objectivo ambiental de reduzir cada vez mais as emissões de CO2.

Recorde-se que a Anecra representa 3.850 empresas do sector espalhadas por todo o país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados