«Leasing» imobiliário cresce 36% nos primeiros seis meses - TVI

«Leasing» imobiliário cresce 36% nos primeiros seis meses

Crédito Habitação

O «leasing» imobiliário cresceu 36 por cento nos primeiros seis meses para o valor global de 1,265 mil milhões de euros.

Relacionados
Segundo dados da Associação Portuguesa de Leasing e Factoring (ALF), este resultado tem por base «a realização de cerca de 2.734 contratos, que rondam um valor médio de 463 mil euros».

Do total de contratos realizados, cerca de 93% foram efectuados por empresas e entidades públicas, e cerca de 7% foram realizados por particulares e profissionais liberais.

29 mil carros comprados a «leasing»

Quanto ao «leasing» mobiliário, a ALF refere que o mesmo aumentou 12% no primeiro semestre para os 1,8 mil milhões de euros, com 47.615 contratos efectuados e um valor referencial médio de 40 mil euros.

O sector automóvel representa 49,7% do «leasing» mobiliário. Entre Janeiro e Junho, foram adquiridos em sistema de «leasing» cerca de 29 mil viaturas, das quais 20 mil foram requisitadas por empresas e cerca de 8.800 contratadas por particulares.

Já a produção de «factoring» subiu 6,3% no primeiro semestre para os 9,6 mil milhões de euros. Deste montante, 74,5% são créditos tomados no «factoring» doméstico, a rondar um total de 7,1 mil milhões de euros.

Autarquias e regiões autónomas com crédito de 718 milhões

No que concerne ao crédito em balanço, 3,6 mil milhões de euros têm origem no sector público e nas entidades privadas. No primeiro caso, cerca de 34% é representado pelas autarquias e regiões autónomas, que apresentam um «maior peso com um volume de crédito de 718 milhões de euros e a saúde um envolvimento de cercade 141 milhões de euros», refere a ALF.

A ALF congrega 27 membros que representam a totalidade das instituições de crédito que realizam contratos de locação financeira ou de «factoring» em Portugal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados