Céline Dion diagnosticada com síndrome de pessoa rígida. O que é esta doença neurológica incurável? - TVI

Céline Dion diagnosticada com síndrome de pessoa rígida. O que é esta doença neurológica incurável?

  • CNN Portugal
  • MJC
  • 9 dez 2022, 09:19
Céline Dion (Arquivo AP)

A cantora canadiana de 54 anos falou sobre a doença num vídeo publicado nas redes sociais no qual anuncia o cancelamento e adiamento de vários concertos

A cantora canadiana Céline Dion adiou várias datas da sua digressão na Europa depois de ter sido recentemente diagnosticada com síndrome de Moersch-Woltmann - também conhecida como síndrome da pessoa rígida - um raro distúrbio neurológico que afeta a sua interpretação vocal.

“Tenho problemas de saúde há muito tempo e não tem sido fácil lidar com eles. Entristece-me imenso ter de dizer que não estarei pronta para começar a minha digressão na Europa em fevereiro", diz a cantora, num vídeo publicado na sua conta de instagram.

Céline Dion, de 54 anos, explica que esta doença afeta "uma em um milhão de pessoas”. "Ainda não se sabe muito sobre esta doença rara, mas já sabemos que é ela que está a causar os espasmos que tenho sentido”, conta. “Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida quotidiana, às vezes impedem-me de andar e não me permitem usar as minhas cordas vocais para cantar como costumava fazer.”

“Estou a trabalhar intensivamente com o meu terapeuta de medicina desportiva todos os dias para recuperar a força e a capacidade de desempenho”, adianta Céline Dion. “Mas tenho de admitir que tem sido uma luta.”

Dion confessa que tem tido saudades de atuar. "Sinto falta de todos vocês, de estar no palco", diz, garantindo que o seu foco está agora na recuperação para poder voltar aos espetáculos. De acordo com a publicação, a cantora cancelou oito dos concertos previstos para o próximo verão e adiou vários concertos da primavera de 2023 qye serão remarcados para 2024.

O que é a síndrome de pessoa rígida?

É “uma síndrome rara e progressiva que afeta o sistema nervoso, especificamente o cérebro e a medula espinal”, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos dos EUA. 

“Os sintomas podem incluir rigidez muscular extrema e espasmos dolorosos no tronco e nos membros, prejudicando gravemente a mobilidade”, diz o instituto. “Os espasmos podem ter força suficiente para fraturar o osso.”

A rigidez pode manifestar-se em todo o corpo ou apenas nas pernas, por exemplo. Quando estas são afetadas, a pessoa não consegue movimentar bem os seus músculos e articulações e anda como se fosse um soldado a marchar. 

Esta é uma doença autoimune que geralmente se manifesta entre os 40 e 50 anos de idade. Apenas cerca de 5% dos casos ocorrem na infância ou adolescência.

Tratamentos específicos podem melhorar os sintomas mas não curar a doença.

Continue a ler esta notícia