Inglaterra: centenas resgatados de inundações - TVI

Inglaterra: centenas resgatados de inundações

  • Portugal Diário
  • 22 jul 2007, 12:10
Cheias em Inglaterra (EPA)

Verão molhado provoca centenas de milhões de libras de prejuízo

Helicópteros e equipas em barcos intervieram para salvar centenas de pessoas apanhadas pelas inundações que se multiplicaram no fim-de-semana em Inglaterra, incluindo a pitoresca terra natal de Shakespeare, Stratford-upon-Avon, informaram as autoridades britânicas de protecção civil, noticia a Lusa.

Automobilistas passaram a noite dentro das suas viaturas em auto-estradas intransitáveis, enquanto outros tentavam encontrar os seus automóveis arrastados pela correnteza das águas.

A associação das seguradoras britânicas prevê que os danos provocados pelas inundações neste Verão molhado atinjam várias centenas de milhões de libras.

O serviço de meteorologia informou que muitas áreas no Reino Unido sofreram em poucas horas precipitações de água habituais num mês inteiro e prevê mais chuvadas no resto do fim-de-semana.

«Agimos rapidamente para fazer face a esta emergência», disse o primeiro-ministro Gordon Brown, numa comunicação televisiva. «Quando se tem uma situação em que a cai a chuva de um mês numa hora ou duas, temos de agir rapidamente».

«É o tipo de tempestade de chuva que ocorre de cem em cem anos, de 150 em 150 anos e, em alguns casos, de 200 em 200 anos», disse à Sky News a Baronesa Barbara Young, chefe executiva da Agência Britânica do Ambiente

O serviço de meteorologia disse que Pershore, uma cidade cerca de 200 quilómetros a noroeste de Londres, foi a mais atingida, registando-se 14,54 centímetros de chuva em 25 horas, entre quinta e sexta-feira. Os níveis habituais de chuva são de 5 a 6 centímetros num mês.

As águas invadiram o Royal Shakespeare Theater, em Stratford-upon-Avon, cerca de 160 quilómetros a noroeste de Londres, o que levou ao cancelamento da representação de «Macbeth» marcada para sábado.

Helicópteros militares salvaram uma centena de pessoas refugiadas nos telhados das suas casas e cerca de duas mil passaram a noite de sexta-feira em abrigos em Gloucestershire, um condado do sudoeste de Inglaterra.
Continue a ler esta notícia