Dalai Lama não pediu audiência a Cavaco - TVI

Dalai Lama não pediu audiência a Cavaco

  • Portugal Diário
  • 14 set 2007, 17:09

PR «grande apreço pelo líder espiritual», mas as audiências têm de ser pedidas pelo próprio

O Presidente da República afirmou hoje que o Dalai Lama não lhe pediu para ser recebido na sua visita a Portugal.

«Tenho um grande apreço pessoal pelo líder espiritual, que é o Dalai Lama, mas quero dizer que nunca entrou na Presidência da Republica nenhum pedido do próprio para ser recebido», afirmou Cavaco Silva, à margem de uma visita ao concelho de Paredes.

O Presidente da República precisou que apenas chegou a Belém um e-mail enviado pela comissão organizadora da visita, informando que Dalai o Lama vinha a Portugal.

Cavaco acrescentou que as audiências «têm sempre que ser solicitadas pelo próprio».

O Dalai Lama está em Lisboa, até ao domingo, a convite de várias instituições, nomeadamente a Casa da Cultura do Tibete, Fundação Kangyur Rinpoche, União Budista Portuguesa, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa.

O Dalai Lama Tenzin Gyatso, galardoado em 1989 com o Nobel da Paz, visitou pela primeira vez Portugal em Novembro de 2001, tendo estado em Lisboa, no Porto e no Santuário de Fátima.

Nascido em 1935, no nordeste do Tibete, o 14º Dalai Lama vive no exílio em Dharamsala, no norte da Índia, desde que fugiu do país em 1959, depois da invasão da China.

O Governo de Pequim - que gere o Tibete como parte integrante da República Popular da China - mantém uma estratégia de pressão diplomática sobre os Governos que recebam oficialmente o Dalai Lama, o líder espiritual tibetano.
Continue a ler esta notícia