Cheias inundam habitações e matam animais - TVI

Cheias inundam habitações e matam animais

CDOS de Coimbra recebe 120 pedidos de ajuda desde a meia noite. Oliveira do Hospital é a situação mais preocupante

As águas do rio Alvoco, no concelho de Oliveira do Hospital, galgaram a margem e inundaram cinco habitações, num raio de 50 metros, tendo provocado a morte a vários animais, entre galinhas, porcos e ovelhas.

Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra disse ao PortugalDiário que esta é a situação mais preocupante no distrito. «Recebemos 120 pedidos de ajuda, desde a meia-noite, um número anormal mesmo para um cenário de chuva. Os alertas partiram de Soure, Coimbra, Condeixa e Oliveira do Hospital», acrescentou.

O presidente da associação florestal Caule, José Vasco Campos, referiu à Lusa que a cheia do Alvoco destruiu o parque de merendas e afectou a ponte medieval da freguesia.

Também o parque de merendas de Avô, ainda no concelho de Oliveira do Hospital, foi afectado pelas inundações, neste caso do rio Alva.

«Estes problemas são todos fruto dos incêndios de 2005. As encostas não têm vegetação que segure as águas e agora as terras são arrastadas», impedindo a regeneração da floresta, disse o dirigente da Caule, que reúne 2.200 pequenos produtores.
Continue a ler esta notícia