Arranca semana da divulgação científica - TVI

Arranca semana da divulgação científica

  • Portugal Diário
  • 12 abr 2007, 10:29

Governo vai lançar concurso internacional para recrutar mil novos investigadores doutorados para instituições portuguesas

O Ministério da Ciência promove, a partir desta quinta-feira, uma semana dedicada à divulgação científica, durante a qual serão lançados concursos internacionais para o recrutamento de mil novos investigadores doutorados, estrangeiros ou portugueses, para instituições portuguesas, noticia a Lusa.

Segundo o ministro da Ciência, Mariano Gago, trata-se do primeiro concurso do género lançado em Portugal e que vai possibilitar «um enorme reforço às investigações científicas» do país».

Esta quinta e sexta-feira vai decorrer em Lisboa um encontro dos 25 Laboratórios Associados portugueses, com o objectivo de promover publicamente o trabalho que está a ser desenvolvido por essas instituições.

«O objectivo deste encontro não é fazer uma descrição exaustiva desse trabalho, mas sim dar alguns exemplos do trabalho das instituições e mostrar por que é importante e entusiasmante», afirmou aos jornalistas Alexandre Quintanilha, secretário do Conselho dos Laboratórios Associados durante a apresentação dos objectivos da semana dedicada à ciência.

Quintanilha frisou que se trata da primeira vez que os 25 Laboratórios Associados se reúnem para «explicarem uns aos outros e ao público qual o tipo de ciência» que estão a desenvolver.

Durante esta semana, Portugal vai assinar dois acordos de cooperação, um com a Universidade norte-americana de Harvard e outro com a Fraunhofer Gesellshaft, uma das principais redes de laboratórios de investigação aplicada na Europa.

A parceria com a Universidade de Harvard, a formalizar na segunda-feira em Lisboa, vai envolver todas as faculdades de Medicina portuguesas e os principais laboratórios de investigação na área biomédica.

Com a Fraunhofer Gesellshaft será assinado na próxima quarta-feira um memorando de cooperação para a instalação em Portugal de um Instituto Fraunhofer.
Continue a ler esta notícia