NATO: sim, é possível ter um carro eléctrico - TVI

NATO: sim, é possível ter um carro eléctrico

Sócrates experimenta o carro eléctrico da Nissan

Veículos estão em todo o lado na cimeira para mostrar que Portugal tem uma visão futurista

Relacionados
O perímetro da cimeira da NATO, em Lisboa, é desde esta manhã uma montra «futurista» do que será a mobilidade eléctrica em Portugal, com cerca de duas dezenas de veículos movidos a electricidade a percorrerem o recinto.

Pelas artérias adjacentes ao pavilhão onde decorre a cimeira de chefes de Estado e de Governo da Aliança vão circulando pequenos autocarros movidos a baterias e 15 veículos ligeiros também eléctricos, alimentados pelos postos de abastecimento já instalado no Parque das Nações.

O primeiro-ministro, José Sócrates, e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso chegarão à cimeira a bordo de carros eléctricos. Outros responsáveis políticos aproveitarão também a oportunidade para conhecer as potencialidades dos veículos eléctricos presentes na cimeira, que incluem um protótipo de origem alemã.

Marco Ferreira é o responsável pela manutenção de um dos pequenos autocarros eléctricos de transporte que desde 2005 serve para as deslocações no centro histórico de Bragança e está agora devidamente caracterizado ao serviço da cimeira da NATO em Lisboa.

«A Mobi-e solicitou às cidades de Bragança, Portalegre e Viseu se podíamos estar aqui a colaborar e a fazer o transporte dentro do perímetro da cimeira e essa colaboração foi aceite pelas câmaras municipais», explicou à agência Lusa.

«O objectivo é poder divulgar aqui que Portugal está no topo dos países que estão a tentar implementar esta tecnologia e aqui é uma forma de divulgar isso e de chamar a atenção para que há outros problemas além de guerras e temos que mudar algo em termos ambientais», advogou.

O responsável pela rede nacional de carregamento de carros eléctricos Mobi-e, que assegura a coordenação da operação, explicou também que esta acção, inserida «no programa global de promoção da mobilidade eléctrica em Portugal» tem sobretudo como objectivo aproveitar que o país está sob os holofotes mundiais para mostrar que Portugal «tem muito trabalho feito» e que «estão criadas as condições para que os veículos eléctricos possam ser uma realidade».

« Isto mostra que é possível. A tecnologia existe, os veículos estão aí e vai ser muito simples a qualquer cidadão ter um carro eléctrico. Damos um sinal de que isto já é possível, existe e será dentro em breve uma realidade ao alcance de todos os portugueses. Portugal fez uma aposta significativa nas energias renováveis, o que significa que conseguimos fazer o pleno», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados