Livro do 007 lançado com gala ao estilo de Hollywood - TVI

Livro do 007 lançado com gala ao estilo de Hollywood

  • Redação
  • Bruno Manteigas, da Agência Lusa
  • 28 mai 2008, 17:10
Apresentação 22º filme James Bond

«A Essência do Mal» chega hoje às lojas

Relacionados
O novo livro de aventuras do agente secreto James Bond foi lançado esta quarta-feira em Londres com uma gala pouco habitual no meio literário, o que deixou o autor, Sebastian Faulks, desconfortável com a atenção recebida.

«É estranho porque obviamente não é assim que eu passo os dias», confessou, em resposta a uma pergunta da agência Lusa durante uma conferência de imprensa com jornalistas de todo o mundo.

Um dia normal para o conceituado escritor inglês de 55 anos, descreveu, começa por «fazer as palavras cruzadas do jornal, trabalhar oito horas e voltar para casa para ver futebol na televisão intercalado com a leitura de livros de psiquiatria».

Mas nos últimos dias Faulks foi obrigado a desdobrar-se em muitas entrevistas e posar para dezenas de fotógrafos para promover «A Essência do Mal», algo que normalmente acontece na promoção de um filme de Hollywood.

Novo livro de James Bond já está esgotado em Portugal

O clímax teve lugar na terça-feira, quando sete cópias do livro foram transportadas de forma espectacular numa lancha com soldados armados e escoltada por dois helicópteros militares para bordo de um navio de guerra da Marinha Britânica, o HMS Exeter, alugado para o efeito e atracado no rio Tamisa, em Londres.

Os livros seguiam numa mala fabricada por encomenda pela Samsonite e segura por uma modelo, Tuuli Shipster, - cujo perfil do corpo nu é reproduzido na capa do romance - num sensual fato vermelho ao estilo das «Bond Girls» dos filmes, um reflexo da encenação cuidada para este evento.

No navio, que tem o mesmo nome daquele que Bond teria comandado antes de ser recrutado para o MI6 (serviços secretos britânicos), realizou-se depois uma festa de acesso restrito.

«A festa estava um pouco frenética e cheguei a desejar que que me deixassem esquecido num sofá», confidenciou o autor.

«A ideia é vender livros»

Todavia, a promoção «fazia parte do acordo» com a família Fleming, de quem partiu o convite para escrever um novo livro de James Bond de modo a celebrar o centenário do nascimento do autor original, Ian Fleming.

«A ideia não era ficar escondido, mas vender muitos livros», afirmou o escritor.

Não é a primeira vez que a personagem, transformada num fenómeno mundial devido às versões cinematográficas, é recuperada por outros autores a pedido dos editores, depois da morte em 1964 de Ian Fleming, autor de 14 livros originais.

Sebastian Faulks, autor de romances históricos sérios ou sobre temas como a psiquiatria que já venderam mais de 3,5 milhões de exemplares em todo o mundo, hesitou em aceitar esta «estranha missão¿».

Mas acabou por aceitar o desafio e em seis semanas apenas redigiu o livro, publicado hoje em 21 línguas, seguindo o método de Ian Fleming.

Segundo os relatos, este escrevia por dia duas mil palavras sem reler ou corrigir, preocupando-se apenas em avançar com a história.

A história do novo romance, disponível a partir de hoje em Portugal com a chancela da Civilização Editora, tem lugar em 1967, em plena Guerra Fria e envolve o tráfico de droga.

Paris, Roma e Teerão são algumas das cidades onde se passa a acção, que inclui duas sedutoras personagens femininas e um vilão com um defeito físico, uma pata de macaco em vez de uma mão.

Edição especial para os maiores fans

A narrativa mistura crime com um fundo político e foca «questões que nos tocam», como a droga e o Irão, explicou o autor, que revelou os ingredientes de uma boa história de espiões.

Para os admiradores incondicionais, a editora Penguin preparou também uma edição de luxo, encadernada a couro, do livro «A Essência do Mal», que incorpora uma miniatura de um automóvel Bentley, de apenas 300 exemplares numerados, colocada à venda esta quarta-feira ao preço de 750 libras (942 euros).

Mas, mesmo em tempo de crise económica, esta edição esgotou em menos de duas horas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados