Hollywood entrou em «greve de facto» - TVI

Hollywood entrou em «greve de facto»

Greve de Argumentistas

Produtores e actores não chegaram a acordo

Relacionados
Os produtores de Hollywood anunciaram esta terça-feira que o sector audiovisual norte-americano entrou «em greve de facto» apesar de o principal sindicato de actores se ter disponibilizado segunda-feira à noite para negociar o contrato que liga as organizações, escreve a Lusa.

«O nosso sector encontra-se, a partir de agora, em greve de facto com a produção de filmes praticamente interrompida e a produção televisiva gravemente ameaçada», afirmou a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) em comunicado.

A AMPTP adiantou ter apresentado segunda-feira ao principal sindicato de actores de cinema e televisão norte-americano - o «Screen Actores Guild» - uma «oferta final» na 42ª jornada de negociações entre as duas organizações.

O anúncio surge menos de quatro horas antes da expiração do contrato de três anos entre actores e produtores, que acontece à meia-noite local (08:00 em Lisboa). O texto determina as condições salariais dos actores de cinema e televisão norte-americanos.

SAG pede contrato «justo»

O sindicato dos actores, que soma 120 mil membros, afirmou-se, por seu lado, «determinado a negociar um contrato justo para os actores o mais rapidamente possível».

Este sindicato criticou a proposta da AMPTP por ser «uma oferta de última hora com 43 páginas», mas garantiu «estar a analisar» para «preparar uma resposta ao patronato assim que puder».
Continue a ler esta notícia

Relacionados