Irmãos Dardenne «lutam» por Palma de Ouro - TVI

Irmãos Dardenne «lutam» por Palma de Ouro

«Le silence de Lorna» foi apresentado esta segunda-feira. Realizadores belgas lutam pelo prémio máximo

Relacionados
Os belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, que já foram os vencedores do Festival de Cannes em duas ocasiões distintas, com «Rosetta» (1999) e «A Criança» (2005), procuram alcançar a sua terceira Palma de Ouro, com a exibição, esta segunda-feira, de «Le silence de Lorna».

Segundo a agência AFP, o filme é o retrato de uma mulher cujos sonhos foram destruídos pela culpa mas que se agarra a uma ténue esperança.

Lorna é uma albanesa que emigrou para a Bélgica e sonha comprar um bar com o companheiro. Para obter a nacionalidade belga, Lorna torna-se cúmplice de uma rede mafiosa que organiza um casamento de conveniência com um viciado em drogas, Claudy.

Os irmãos Dardenne filmaram a história de Lorna sem planos aproximados dos personagens e com uma narrativa mais pausada e distante em comparação com os filmes anteriores.

«Queríamos olhar esta mulher, queríamos gravá-la, mais que descrevê-la com a câmara», explicou Luc Dardenne na entrevista após a exibição do filme.

«O que nos interessa são os personagens, os seres humanos, mostrá-los sem julgamento», acrescentou Jean-Pierre Dardenne.

«Le silence de Lorna» é protagonizado pela actriz Arta Dobroshi, e pelos belgas Jéremie Renier e Fabrizio Rongione.

O segundo filme em competição nesta segunda-feira, «Two lovers» do americano James Gray, protagonizado por Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow e Isabella Rossellini, será exibido à imprensa somente à noite.
Continue a ler esta notícia

Relacionados