Lisbon & Estoril Film Festival: Clooney abre, Almodóvar fecha - TVI

Lisbon & Estoril Film Festival: Clooney abre, Almodóvar fecha

J.M. Coetze, Paul Auster, Yasmina Reza, Don DeLillo, Peter Handke e Suri Hustvedt são algumas das presenças já confirmadas

O Lisbon & Estoril Film Festival 11 (LEFF) vai arrancar com duas antestreias nacionais de peso. O festival, que decorre de 4 a 13 de Novembro, vai abrir com «The Ides of March», de George Clooney, e com «Restless», de Gus Van Sant - duas sessôes, para dois locais: Lisboa e Estoril.

O director do LEFF, Paulo Branco, deixou no ar a possibilidade de uma das estrelas do filme de Clooney passar pelo festival assegurando também que este ano «haverá uma passadeira vermelha», mas sem querer competir com outros: «Seria ridículo.» «Não queremos ser uma cópia pálida de outros festivais. Queremos ser outro grande festival», explicou o produtor português.

O LEFF, que apresenta como novidade a sua extensão a Lisboa, vai encerrar com «La Piel que Habito», o filme que Pedro Almodóvar levou a Cannes em Maio passado. O cineasta espanhol foi uma das estrelas da abertura da primeira edição do festival e poderá regressar este ano.

As presenças certas são já as do júri do LEFF: os escritores J.M. Coetzee, Paul Auster, Peter Handke, Don DeLillo e Siri Hustvedt, o realizador Luca Guadagnino, o músico Gidon Kremer e o artista plástico português José Barrias.

Os filmes em competição neste ano serão 12, mas estes só serão conhecidos em Outubro, tendo Paulo Branco revelado que nessa altura também se ficará a conhecer os dois filmes portugueses integrantes do LEFF.

Fora de competição, além dos três filmes já referidos destacam-se também «Faust», de Aleksandr Sokurov (vencedor do Leão de Ouro em Veneza), «Melancholia», de Lars von Trier, «Le Gamin au Vélo», de Jean-Pierre e Luc Dardenne, «Killer Joe», de William Friedkin, «Once Upon a Time in Anatolia», de Nuri Bilge Ceylan, «A Dangerous Method», de David Cronenberg; estando ainda por confirmar se «Carnage», de Roman Polanski, e «Mildred Pierce», de Todd Haynes, também farão a antestreia portuguesa no LEFF.

Como Eventos Especiais estão a exposição de Miquel Barceló, três filmes apresentados por Matthew Barney ea actuação do rapper somali K`naan. Entre as exposições fotográficas poderão ser vistos os trabalhos de Peter Suschitzky, Christopher Doyle, Wim Wenders e a exposição «Gaza 2010» da Fundação Carmignac.

Wiiliam Friedkin, Leos Carax, Wes Anderson e Aleksei Guerman serão os homenageados desta quinta edição do festival. Entre as Sessões Especiais estará em destaque Yasmina Reza, a autora da peça «O Deus da Matança» na qual Polanski se inspirou para «Carnage», que apresentará pessoalmente o seu filme «Chicas».

«In Memoriam» vai evocar o realizador Raúl Ruiz e a actriz Katerina Golubeva. A secção Preservar a Memória do Cinema vai apresentar quatro obras restauradas pela World Cinema Foundation (presidida por Martin Scorsese) e «World on a Wire», de Rainer Werner Fassbinder.

O Simpósio internacional «Os direitos de autor na era da Internet: que futuro para as indústrias culturais?» trará a Portugal o ministro da Cultura francês, Frédéric Miterrand, e o habitual Encontro das Escolas de Cinema Europeias reunirá alunos e professores da Hungria, da Irlanda, da Alemanha e de Portugal.

Os concertos deste ano serão dados por Gidon Kremer (violino) e Giedre Dirvanauskaite (violoncelo) e também pela cantora Sophie Auster. O Lisbon & Estoril Film Festival 11 vai decorrer nos seguintes espaços: Centro de Congressos do Estoril, Casino Estoril, Casa de Santa Maria, Casa das Histórias - Museu Paula Rego (no concelho de Cascais); Mosteiro de São Vicente de Fora, Torre de Belém, cinemas Monumental e Nimas, Museu da Politécnica, Centro Cultural de Belém e cinema São Jorge (no concelho de Lisboa).

A apresentação do festival decorreu na Torre de Belém com as presenças de Paulo Branco, a secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, e o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
Continue a ler esta notícia