Mia Couto vai estar na abertura do Douro Film Harvest para ver adaptação do seu livro - TVI

Mia Couto vai estar na abertura do Douro Film Harvest para ver adaptação do seu livro

Mia Couto - foto Douro Film Harvest

«O Último Voo do Flamingo» abre festival

Relacionados
«O Último Voo do Flamingo» é o filme de abertura da segunda edição do Douro Film Harvest e a sessão inaugural do festival terá a presença de Mia Couto. O escritor moçambicano é o autor do original com o mesmo nome a partir do qual a Fado Filmes fez a adaptação para o cinema, que será apresentada em estreia nacional.

O certame decorrerá de 5 a 11 de Setembro em Lamego, Sabrosa, Vila Real e Freixo de Espada à Cinta. A sessão inaugural está marcada para as 21h30 do primeiro dia do festival, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, onde também estarão presentes o realizador, o moçambicano João Ribeiro, e o produtor duriense Luis Galvão Teles.

«O Último Voo do Flamingo» é uma co-produção entre Espanha, Brasil, Moçambique, Itália e França e já foi apresentada em Cannes. A longa-metragem procura fazer jus à linguagem «muito poética» e «muito rica» de Mia Couto e «acaba como uma grande reflexão sobre Moçambique e o destino do país», como referiu Galvão Teles em nota de imprensa.

O mais recente filme de Oliver Stone, «South of the Border», também vai fazer a sua estreia nacional no Douro Film Harvest. A sessão está confirmada para o dia 7 de Setembro, às 21h30, em Vila Real, no ãmboto da Vintage Selection, que traz à competição uma selecção das «melhores obras de 2009/2010» que tenham merecido prémios em outros festivais.

«South of the Border» é um documentário que o realizador norte-americano fez percorrendo a América do Sul. As realidades políticas e sociais daquele continente são postas a nu enquanto Stone entrevista os presidentes com Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Lula da Silva (Brasil), Fernando Lugo (Paraguai), Rafael Correa (Equador), Raúl Castro (Cuba) e Cristina Kirchner (Argentina).

A secção Tawny Tribute apresenta uma selecção dos filmes mais marcantes de Sophia Loren. A diva do cinema virá a Portugal para ser homenageada no Douro Film Harvest e receber o CastaDouro Carreira. A secção Ruby Selection é uma das novidades e tem a Argentina como país convidado.

Entre as várias ofertas que o Douro Fiml Harvest apresenta (e que podem ser consultadas no site do festival) está também uma actuação, em Sabrosa, de Gustavo Santaolalla - o único artista a ter sido galardoado com dois Óscares na mesma categoria, dois anos seguidos, pelas bandas sonoras de «O Segredo de Brokeback Mountain» e «Babel».
Continue a ler esta notícia

Relacionados