Filmes sobre paixões e música em exibição na Cinemateca - TVI

Filmes sobre paixões e música em exibição na Cinemateca

Cinemateca Portuguesa

Iniciativa conjunta com os Dias da Música decorre a partir de dia 14

Seis filmes sobre paixões e música serão exibidos na Cinemateca Portuguesa a partir de dia 14 numa antecipação de os Dias da Música, que começam no dia 23 no Centro Cultural de Belém, Lisboa.

«I`ve always loved you», de Frank Borzage, «Eika Katappa», de Werner Schroeter, «Herr Arnês Pengar», de Mauritz Stiller, «Neskolko dnej iz jizni I. I oblomova», de Nikita Mikhalkov, e «Song of love», de Clarence Brown, são os filmes que a Cinemateca vai exibir, naquela que é a primeira parceria entre os Dias da Música e a Cinemateca, avança a agência Lusa.

O livro «Tratado das Paixões da Alma», escrito por René Descartes em 1649 e que ficou conhecido como «As Paixões da Alma», é a obra em que a edição deste ano de os Dias da Música se inspirou para, de 23 a 25 de Abril levar ao CCB 72 concertos.

A edição deste ano dos Dias da Música tem como destaque as estreias absolutas de «Eternidade», de Nuno Corte-Real, pelo coro Lisboa Cantat, e da ópera para crianças - «As palavras na barriga», de Vasco Negreiros, pela Filarmonia das Beiras e pelo coro juvenil Leioa Kantika Korala do País Basco.

Os Dias da Música apresentam programação complementar, com destaque para a iniciativa Escolas em Palco.

Esta iniciativa visa dar aos alunos com idades compreendidas entre os nove e os 22 anos a oportunidade de apresentarem naquele festival a sua música favorita. A selecção dos candidatos será feita por um júri e os trabalhos serão apresentados nos dias 24 e 25 na sala Amália Rodrigues e no foyer do CCB.

Conversas na biblioteca Jorge de Sena e oficinas com músicos constam ainda da programação paralela dos Dias da Música.
Continue a ler esta notícia