Documentário nomeado aos Óscares é alvo de protesto - TVI

Documentário nomeado aos Óscares é alvo de protesto

Grande Noite

Pais de crianças assassinadas estão contra a nomeação de «Paradise Lost 3: Purgatory»

Relacionados
Os pais de duas das três crianças assassinadas nos EUA em 1993 estão a protestar contra a nomeação aos Óscares de «Paradise Lost 3: Purgatory», candidato a melhor documentário.

Aquele que ficou conhecido como o caso «West Memphis Three», aconteceu no Arkansas, onde três rapazes de oito anos foram encontrados sem vida numa floresta. Os alegados assassinos, Jason Baldwin, Jessie Miskelley e Damien Echols foram apontados como os responsáveis pelas mortes.

«Paradise Lost 3: Purgatory» é um documentário que acompanha as investigações que levaram os três homens acusados a serem sentenciados com penas de prisão perpétua e no caso de Echols, condenado à morte.

No entanto, ao longo dos anos, as investigações do caso do trio de West Memphis têm vindo a revelar-se inconclusivas e o processo foi-se arrastando até à libertação dos alegados culpados em Agosto de 2011.

Este caso atingiu um grande mediatismo nos anos 90, recorde-se que figuras como Peter Jackson, Johnny Depp e Eddie Vedder não passaram ao lado dos apelos de inocência dos homens culpados e manifestaram o seu apoio aos três homens condenados.

Agora, com a nomeação aos Óscares do documentário realizador pela dupla Joe Berlinger e Bruce Sinofsky, os pais das crianças mortas fizeram questão de mostrar a sua indignação em carta escrita à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Segundo noticia o jornal «Público», para os pais dos rapazes assassinados, a nomeação do documentário aos Óscares é a coroação e a glorificação dos homens acusados do assassinato, não escondendo a desilusão pela escolha.

«Este filme devia ser apresentado como uma fraude, e não ser premiado com uma nomeação pela Academia», dizem os pais das crianças à «BBC», citados pelo «Público».

Na carta enviada à Academia, citada pelo «Público, pode ler-se: «Eles [realizadores] agora dizem que estão à procura dos verdadeiros assassinos dos nossos filhos, mas parece-nos pouco provável que isso aconteça enquanto estão a realizar filmes, a viajar pelo mundo e a festejar com estrelas rock».

«Paradise Lost 3: Purgatory» não é o único documentário dedicado ao caso do trio de West Memphis. A actriz Reese Witherspoon pode vir a entrar no filme de Atom Egoyan sobre os três jovens condenados. O guião para o filme é baseado na obra de Mara Leveritt de 2003, «Devil`s Knot: The True Story of the West Memphis Three».

Em 2006, Scott Derrickson e Paul Boardman já tinham começado a trabalhar no enredo para o filme, mas agora Atom Egoyan parece mesmo querer levar o projecto para a frente. Segundo a Deadline, Witherspoon interpretará o papel da mãe de um dos jovens mortos que inicialmente acredita que os três jovens mataram estas crianças, mas que depois muda a sua opinião.

Continue a ler esta notícia

Relacionados