Dois filmes portugueses no Japão - TVI

Dois filmes portugueses no Japão

claquete

«Cândido» e «A Noiva do Gigante» foram seleccionados para o festival de animação

Relacionados
Os filmes «Cândido», de Zepe (José Pedro Cavalheiro) e «A Noiva do Gigante», de Nuno Amorim, vão participar no 12.º Hiroshima Animation Festival, no Japão, o primeiro na competição oficial e o segundo no programa «Animation for Peace», noticia a Lusa.

O festival, que decorre entre os dias 7 e 11 de Agosto, é um dos mais importantes festivais de cinema de animação do mundo. Os vencedores da 12.ª edição serão conhecidos a 11 de Agosto.

Neste mesmo festival, em 2006, a curta-metragem «História Trágica com Final Feliz», de Regina Pessoa, conquistou o Prémio Especial do Júri Internacional, além de ter integrado, com os filmes «Selo ou Não Sê-lo», de Isabel Aboim Inglez, «Menu», de Joanan Toste, e «Com uma Sombra na Alma», de Fernando Galrito e João Ramos, um programa especial denominado «Best of the World».

«Cândido» foi distinguido em 2008 com o Prémio RESTART para Melhor Realizador Português de Curta-Metragem no IndieLisboa ¿ Festival Internacional de Cinema Independente.

No Cinanima 2007 Festival internacional de cinema de animação de Espinho, recebeu o Prémio António Gaio (Melhor Filme Português) e conquistou igualmente o Grande Prémio Tobis para o Melhor Filme Português na Competição Internacional e uma Menção Honrosa no Prémio RTP2 ¿ Onda Curta.

Por seu lado, «A Noiva do Gigante», de Nuno Amorim, obteve em 2007 uma Menção Honrosa no Festival de Cinema da Covilhã.

Os dois filmes têm participado em diversos festivais internacionais de cinema e são representados pela Agência da Curta-Metragem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados