Coimbra, Porto e Funchal unidas por zonas urbanas «mais verdes» - TVI

Coimbra, Porto e Funchal unidas por zonas urbanas «mais verdes»

Natureza (arquivo)

Cidades apresentaram medidas inovadoras para a criação de uma rede de transportes mais limpa

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Autocarros ultraleves, plataformas de partilha de carros nas viagens para o emprego e planos de mobilidade: eis algumas das iniciativas apresentadas esta quarta-feira pelo Funchal, pelo Porto e por Coimbra e que pretendem tornar estas cidades mais verdes, noticia a Lusa.

As ideias foram apresentadas na conferência «Território, Acessibilidade e Gestão de Mobilidade», promovida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), no âmbito do programa CIVITAS, da União Europeia, que pretende fomentar políticas para «um transporte mais limpo e melhor» nas cidades.

Pôr Coimbra a andar a pé

Em Coimbra, «o objectivo político principal é pôr as pessoas a andar a pé», afirmou o vice-presidente da câmara, João Barbosa de Melo, citado pela Lusa.



O responsável sublinhou a importância de ter em conta o factor tempo na gestão da mobilidade, realçando que «não é pela redução do preço dos bilhetes que se vai lá. O factor tempo é provavelmente o mais importante e o tempo de espera (por um transporte público) é o mais gravoso».

Desta feita, o projecto de Coimbra - que participa no programa em consórcio com as cidades de Brescia (Itália), Victória (Espanha), Craiova (Roménia) e Ostrava (República Checa) - tem como objectivos o aumento entre quatro a cinco por cento dos passageiros nos transportes públicos a redução de três por cento do consumo de combustível e a elaboração de três planos de mobilidade para locais específicos: Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital dos Covões e Pólo II da Universidade.

De bicicleta a Norte

Na cidade do Porto, que participa no CIVITAS integrada no consórcio com Ljubljana (Eslovénia), Zagreb (Croácia), Gent (Bélgica) e Brno (República Checa), estão a ser desenvolvidas diversas medidas, circunscritas à área da Asprela, em Paranhos, na zona norte da cidade, onde entram diariamente 50 mil pessoas/dia.

O objectivo da Invicta é criar um autocarro ultraleve, para gastar menos energia e elaborar um estudo para um interface de transportes.

Para além disso, o Porto vai apresentar um plano de mobilidade que passa pela oferta de novo serviços como o «car-poling», ou seja, a partilha de carros por pessoas que fazem viagens diárias semelhantes, e o aluguer de bicicletas.

Funchal: turistas de bicicleta

No Funchal, a única região ultraperiférica que participa no CIVITAS, estão a ser trabalhadas medidas como o estacionamento com tarifas diferenciadas consoante se trate de uma zona central da cidade ou periférica, a criação de um percurso de 4,5 quilómetros de extensão para andar a pé e de uma ciclovia na zona hoteleira.

No programa CIVITAS o Funchal está integrado no consórcio que envolve as cidades de Ultrech (Holanda), Tallin (Estónia), Gdansk (Polónia) e Bolonha (Itália).
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