Janeiro teve temperaturas recorde - TVI

Janeiro teve temperaturas recorde

  • Portugal Diário
  • 9 fev 2007, 18:20

Especialistas atribuem o fenómeno às alterações climáticas

As temperaturas atingiram em Janeiro níveis recorde no mundo, em especial no norte da Europa e na Rússia oriental, segundo meteorologistas japoneses que atribuem o fenómeno às alterações climáticas, noticia a agência Lusa.

As temperaturas mundiais estiveram 0,45 graus Celsius acima da média para um mês de Janeiro e foram as mais elevadas desde a criação de estatísticas meteorológicas nos finais do século XIX, indicou a Agência Meteorológica do Japão.

«Essas altas temperaturas devem-se ao impacto do aquecimento climático no planeta, ligado ao aumento das emissões de gás carbónico, ao fenómeno climático El Niño e ao movimento cíclico natural das temperaturas», afirma a agência em comunicado.

Estes dados vêm a público uma semana depois da divulgação de um relatório científico da ONU que atribui ao factor humano mais de 90 por cento da responsabilidade sobre o aquecimento climático, em comparação com 66 por cento numa estimativa anterior.

De acordo com esse estudo, as temperaturas médias do globo deverão aumentar entre 1,8 e 04 graus Celsius até ao fim do século e o nível dos oceanos deverá subir 18 a 59 centímetros durante o mesmo período.

O Inverno japonês está também a ser excepcionalmente ameno este ano, sem no entanto atingir valores recorde.

Relativamente a Portugal, o Instituto de Meteorologia disse à Lusa que as temperaturas registadas em Janeiro ficaram dentro da média para a época.

«Os valores médios da temperatura média variaram entre +4,2 graus nas Penhas Douradas e +12,2 graus em Cabo Carvoeiro», informou o instituto, numa resposta escrita a questões da agência Lusa.

Em relação à norma, os desvios das temperaturas variaram entre -1,3 graus em Sagres e +1,1 graus em Bragança, Guarda, Penhas Douradas e Porto.
Continue a ler esta notícia