Gás natural: Portugal só será afectado através do petróleo - TVI

Gás natural: Portugal só será afectado através do petróleo

Petróleo (arquivo)

Rússia corta todos os fornecimentos de gás à Europa mas terá pouco impacto cá

Portugal não deverá ser muito afectado pelo facto da Rússia ter cortado todos os fornecimentos de gás natural à Europa através da Ucrânia, dizem os analistas contactados pela Agência Financeira.

Isto porque as importações nacionais de gás natural não têm essa origem. O gás natural que consumimos vem exclusivamente da Argélia (por gasoduto) e da Nigéria (através de barco). No entanto, podemos acabar por ser afectados, se o preço do petróleo subir devido a este conflito e não só.

«Em termos de quebra de fornecimento não deve haver grande impacto, já que o gás natural que consumimos vem sobretudo da Argélia e Nigéria, mas poderá haver uma forte correlação com o preço do petróleo. Se o preço do crude subir devido a este conflito e ao outro que se vive neste momento no Médio Oriente, então poderemos ser afectados mas pelo lado dos preços do crude», avançou o analista do BES Investimento, Pedro Morais, à AF.

Contratos com empresas garantem direitos

Segundo o mesmo analista, «se estes dois países (Argélia e Nigéria) continuarem a fornecer gás, então não haverá um impacto negativo para o nosso país», referiu antes de sublinhar que «temos contratos com empresas e, por isso, temos direitos a receber gás».

Outro analista que preferiu o anonimato reforçou que apesar de não recebermos gás da Rússia, «importamos outros produtos refinados, sobretudo gasóleo», logo este conflito poderá ter impacto na volatilidade dos preços.

«Há outros países que serão afectados. É o caso da Alemanha e da Itália. Portugal não irá sentir muito impacto», disse, acrescentando que «a maioria das casas no nosso país são aquecidas a electricidade, logo em tempos de vagas de frio como a que se vive, podemos esperar um maior consumo desta.

Recorde-se que a companhia de gás ucraniana Naftogaz anunciou esta quarta-feira que o consórcio russo Gazprom suspendeu todos os fornecimentos de gás à Europa através do seu território. A Rússia afirma ter limitado os fornecimentos à Europa porque a Ucrânia lhes está a roubar o gás, mas a Ucrânia responsabiliza a Rússia pelos cortes.
Continue a ler esta notícia