Estados Unidos: multa recorde por poluição - TVI

Estados Unidos: multa recorde por poluição

  • Portugal Diário
  • 10 out 2007, 00:01

Empresa eléctrica norte-americana vai pagar 10,5 milhões de euros por contaminação

A American Electric Power, uma das maiores companhias eléctricas norte-americana, comprometeu-se a pagar uma multa de 10,5 milhões de euros por contaminação, atingindo o valor mais elevado que se registou até agora na protecção ambiental, escreve a Lusa.

A empresa vai pagar outros 3,2 milhões de euros para reduzir as suas emissões, informou a empresa.

Este acordo põe fim à disputa entre a American Electric Power, a Agência para a Protecção Ambiental e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Em 1999, a Agência para a Protecção Ambiental, oito Estados e 13 grupos ecologistas apresentaram uma queixa contra a empresa eléctrica porque violara uma lei ambiental que exigia uma série de controlos para impedir a contaminação do ar.

Com este acordo, a empresa compromete-se a reduzir durante a próxima década a emissão de vários gases e a investir 42,5 milhões de euros em diversos projectos de limpeza para diminuir o impacto nocivo das suas fábricas no meio ambiente.

Segundo o Departamento de Justiça, trata-se do maior acordo de protecção ambiental não só pela quantidade de dinheiro mas também porque obrigará a American Electric Power a reduzir drasticamente as suas emissões.

Um dirigente da Agência para a Protecção Ambiental, Granta Nakayama, disse que o acordo permitirá ao governo federal poupar 22,7 milhões de euros em gastos de saúde uma vez que, ao reduzir a contaminação ambiental dos geradores de electricidade, também diminuem os casos de asma e de outras doenças respiratórias.
Continue a ler esta notícia