EUA: economia cresce mais do que o esperado - TVI

EUA: economia cresce mais do que o esperado

Bandeira dos Estados Unidos

Expansão da maior economia do mundo ficou-se pelos 1,6%, acima das previsões dos analistas. Mas ficou abaixo do valor estimado pelo Departamento do Comércio norte-americano

Relacionados
O crescimento dos EUA no segundo trimestre foi revisto em baixa, de 2,4% para 1,6%, mas ficou acima das expectativas dos analistas que apontavam para uma escalada de 1,4%.

O agravamento do défice da balança comercial da maior economia do mundo acabou por contrariar os números previstos pela administração.

É que a variação do Produto Interno Bruto (PIB) foi, nos 12 meses terminados no segundo trimestre, muito inferior à primeira estimativa do Governo, revelam os dados do Departamento do Comércio dos EUA, citados pela agência Lusa.

Ainda há um mês, quando divulgou a primeira previsão para o crescimento da economia, este departamento apontava para um crescimento a um ritmo anual de 2,4%. Mas esta segunda estimativa mostra uma quebra de 0,8 pontos percentuais ao inicialmente previsto.

Porquê? A maior escalada das importações em 26 anos e um crescimento mais lento no reabastecimento dos inventários das empresas podem ser a explicação para estes números.

O crescimento ficou ainda muito abaixo dos 3,7% registados no primeiro trimestre.

Note-se que a economia norte-americana já cresce há quatro trimestres consecutivos, mas a média de crescimento é de 2,9%, um valor insuficiente para garantir alguma sustentabilidade, segundo vários analistas. Isto porque só para manter a taxa de desemprego actual, de 9,5%, a economia precisa de crescer pelo menos 3%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados