Trichet diz que fundamentos da economia permanecem sólidos - TVI

Trichet diz que fundamentos da economia permanecem sólidos

Trichet

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, afirmou que a economia mundial continua forte apesar das turbulências nos mercados financeiros.

Relacionados
Segundo noticia a agência «Lusa», no final da reunião bimestral do grupo do G-10, que decorreu esta segunda-feira, Jean-Claude Trichet frisou que «a economia global têm fundamentos sólidos», acrescentando que embora a incerteza tenha aumentado, o sentimento de que a economia continua sólida «não se alterou».

O porta-voz dos banqueiros do G-10 alertou para a necessidade de «seguir muito atentamente o que se vai passar muito particularmente» nos Estados Unidos, admitindo um risco de contágio à economia real do país da crise dos créditos imobiliários de risco que abalou os mercados financeiros em Agosto.

Trichet tornou a fazer referência a uma situação de reavaliação dos riscos, e de correcção significativa em vários mercados, ilustrada por um aumento dos «spreads», um aumento dos prémios de riscos e maior volatilidade.

«Do nosso ponto de vista, esta situação tem de ser acompanhada e monitorizada de perto», referiu Trichet, tendo acrescentado ainda que «não há lugar à complacência. Temos de ficar alertos».

A crise do mercado de crédito imobiliário de alto risco («subprime») levou os bancos centrais a injectar vários milhares de milhões nos seus sistemas bancários desde o passado dia 9 de Agosto, para colmatar uma falta de liquidez que está a pressionar em alta o custo do crédito.

Esta reunião dos banqueiros centrais do G-10, que se realizou hoje em Basileia, foi a primeira desde o desencadeamento da crise do crédito dos «subprime» nos Estados Unidos.

O G-10 integram os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha, o Reino Unido, a França, a Itália, o Canadá, a Suécia, a Holanda, a Bélgica e a Suíça, que em conjunto representam 80% da economia mundial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados