FMI: «Esta é uma crise séria» - TVI

FMI: «Esta é uma crise séria»

Europa

(Notícia actualizada)

Relacionados
O director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo Rato vai rever em baixa as estimativas para o crescimento económico para 2008. Tudo devido a crise do «subprime».

O mesmo responsável esteve esta manhã em Lisboa, para um encontro com o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e adiantou que já não vai mexer nas previsões económicas para este ano, mas vai rever as perspectivas para 2008, acrescentando que só em Outubro é que o organismo vai apresentar as novas previsões.

«Enquanto a maior parte da redução das estimativas vão acontecer nos EUA, vemos consequências na Europa e no Japão, mas provavelmente muito mais limitadas», salientou.

Rodrigo Rato falou também da actual crise hipotecária, e admitiu que, apesar de se atravessar um período de crescimento sustentado, «esta crise é séria» e por isso, «podemos esperar que afecte as economias um pouco por todo o mundo».

A queda no mercado habitacional criada pela crise do «subprime» está a contagiar o mercado habitacional doméstico nas economias além dos EUA, «uma vez que as empresas enfrentam um aumento de custos de financiamento».

Elogios ao Governo português

O responsável elogiou o esforço do Governo português, nomeadamente na reforma da Administração Pública e salientou que mesmo numa situação de défice excessivo, o nosso país está a tomar as medidas certas para descer o seu défice público e atingir o equilíbrio orçamental já em 2010.

«Os esforços feitos pelo Governo, relativamente a reformas, são muito importantes», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados