Daniel Bessa: «Portugal está confrontado de novo com recessão» - TVI

Daniel Bessa: «Portugal está confrontado de novo com recessão»

Desemprego

Será difícil ter crescimento acima de 1,5% nos próximos 10 a 15 anos

Relacionados
O economista Daniel Bessa defendeu esta terça-feira que «vai ser muito difícil Portugal sair de um crescimento anual médio de 1,5% nos próximos dez ou 15 anos» e que o País «está confrontado de novo com a recessão».

Segundo a agência «Lusa», o actual director da Escola de Gestão do Porto, que foi ministro do primeiro governo de António Guterres, foi o conferencista convidado de mais uma edição dos Encontros Millennium bcp, desta feita realizada no Porto, no edifício da Alfândega.

Perante uma plateia constituída por muitas centenas de empresários e gestores, Daniel Bessa centrou a sua intervenção sobre a crise actual e as suas repercussões na economia portuguesa.

«Sinto-me, perante o que se está passar no mercado de capitais e na economia em geral, como qualquer ser humano perante uma grande tempestade» disse logo a abrir, tendo como pretexto próximo a queda de quase 5% verificada esta terça-feira na bolsa portuguesa.

Daniel Bessa não tem grandes ilusões: «A coisa transcende-nos absolutamente e sentimos que somos capazes muito pouco, se alguma coisa.»

Fim da «tormenta» é imprevisível

Se os presentes esperavam ouvir da sua boca uma data previsível para o fim «tormenta» que se abateu sobre a economia nacional e internacional, Bessa desiludiu-os: «Não sei quando vai acabar».

A inflação preocupa-o. Em sua opinião, «não é um disparate» se o Banco Central Europeu (BCE) voltar a subir as taxas de juro, tal como alguns receiam e muitos contestam. «Espero que o BCE não prescinda de controlar a inflação e os preços. Acho que faz bem se subir as taxas de juro», declarou.

Daniel Bessa entende também que «estas são também épocas de grandes oportunidades» para empresas capazes de se expandir. Para tal, é preciso ter «robustez financeira» e ser-se «atrevido», resumiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados