Petróleo em mínimos de 5 meses após comentários da OPEP - TVI

Petróleo em mínimos de 5 meses após comentários da OPEP

Plataforma petrolífera (arquivo)

Recorde foi a 11 de Julho nos 147,27 dólares por barril

Relacionados
O preço do petróleo está em mínimos de cinco meses e prestes a perder a marca dos 100 dólares por barril, precisamente conquistada no início deste ano. A queda é reforçada pelos comentários dos ministros da tutela da Arábia Saudita e da Venezuela que adiantaram que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) devem manter os níveis actuais de produção na reunião agendada para esta noite em Viena.

O ministro saudito do Petróleo, Ali al-Naimi, comentou que o mercado está «bem equilibrado» e o homónimo da Venezuela, Rafael Ramirez, foi mais longe dizendo que a entidade deve deixar a produção inalterada.

Além disso, o furacão Ike enfraqueceu para categoria 1 na escala de intensidade enquanto passava ao largo de Cuba, diminuindo os receios de que possa afectar as plataformas norte-americanas no Golfo do México.

Em Londres, o IPE Brent, crude de referência para a Europa, vale 101,88 dólares por barril, registando uma queda de 1,56 dólares. Em Nova Iorque, o Nymex baixou 2,32 dólares e custa 104,02 dólares por barril, tendo tocado no valor mais baixo desde dia 3 de Abril (nos 103,85 dólares).

Desde o recorde nos 147,27 dólares por barril a 11 de Julho, o preço do crude já baixou 29%. A queda é consecutiva há nove dias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados