Petróleo modera ganhos depois da divulgação de reservas - TVI

Petróleo modera ganhos depois da divulgação de reservas

Plataforma petrolífera (arquivo)

AIE reviu em baixa as suas previsões de procura de crude para esta ano

Relacionados
Os preços do petróleo seguem a valorizar menos do que no início da sessão depois do Departamento de Energia (DoE) norte-americano ter revelado que os stocks de crude aumentaram mais do que o esperado na passada semana.

Segundo os dados do DoE, divulgados esta quarta-feira, as reservas de petróleo aumentaram em 4,72 milhões de barris na semana passada, para 350,8 milhões.

Note-se que os analistas inquiridos pela Bloomberg apontavam para uma subida menor das reservas, em 2,75 milhões de barris.

Em sentido oposto ficaram as reservas de gasolina que caíram em 266 mil barris, quando se estimava um aumento de 500 mil barris.

Quanto aos stocks de produtos destilados , que incluem gasóleo e combustível para aquecimento, desceram em 1,026 milhões de barris.

Em Londres, o Brent do Mar do Norte, que serve de referência às importações portuguesas segue a subir 76 cêntimos para 46,61 dólares por barril.

No mercado de Nova Iorque, o crude está a somar 0,05 dólares para 37,60 por cada barril.

Revisão em baixa para a procura de petróleo

Recorde-se que esta quarta-feira, a Agência Internacional de Energia disse que a procura mundial de petróleo vai cair mais do que o previsto este ano devido à debilidade extrema da economia global.

A agência, com sede em Paris, afirmou que prevê que a procura de crude caia em 980 mil barris diários em 2009, para 84,7 milhões.

A justificação para esta situação é dada pela desaceleração económica que afecta o Mundo neste momento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados